Em prol da candidatura de Anadia a Cidade Europeia do Desporto muitas serão as atividades realizadas, ao longo deste ano e que envolvem a comunidade. E é o que vai acontecer no próximo dia 6 de maio, com a população a poder manifestar o seu apoio à causa com a realização de um logótipo humano.

Este que será um evento promocional da candidatura contempla três iniciativas: encenação do logo humano “Anadia 2020”; caminhada desde o Pavilhão de Desportos até ao centro de Anadia; e momento de animação lúdico-desportiva, com promoção do slogan “All Together Now!”.

A participação é gratuita e dá ainda direito a uma bandana.

Recordamos os nossos leitores que Anadia está na corrida, a esta candidatura, com Penafiel e Odivelas, de onde apenas um se sagrará vencedor. A decisão final será conhecida em janeiro de 2019.

Como chave do sucesso, o “Anadia 2020” considera estar o envolvimento permanente das “pessoas e dos clubes”; identificação, “com clareza, das debilidades e constrangimentos para metodicamente as mitigar ou superar”; sensibilização “dos centros de saber e do conhecimento para estudar e difundir informação sobre a realidade desportiva local”; criar “novas formas de abordagem e resolução dos problemas”; colocar “o acento tónico na generalização do desporto, investindo a sério na comunidade escola e nos mais jovens”; e chamar “ao processo as entidades tutelares do desporto, envolvendo-as num compromisso de atribuir a esta candidatura a condição de desígnio nacional”.

E os impulsionadores das atividades do “Anadia 2020” não têm dúvidas de que com esta candidatura se irá: “Reforçar a dimensão nacional e internacional de Anadia e da região; colocar na agenda política o debate sobre o desporto; aumentar a participação desportiva e a qualidade de vida da população; melhorar a oferta desportiva e as condições da prática desportiva; mobilizar a comunidade em torno de um objetivo comum”; e ainda “criar impacto económico e social no concelho de Anadia”.

 

Mónica Sofia Lopes