Luso Fruta vai plantar cinco mil árvores autóctones na Serra do Bussaco como resultado do desafio lançado a jovens dos ensinos secundário e profissional, de todo o país, para se “moverem” pela reflorestação da Serra do Bussaco, uma iniciativa no âmbito do roadshow do Projeto_80.

Sob o mote “Move-te pelas Árvores”, a iniciativa de Luso Fruta foi promovida em escolas de Norte a Sul do país, disponibilizando pedómetros (registo de passos) a todos os alunos que aderissem ao desafio da marca. Após uma enorme adesão dos alunos nas escolas onde o desafio foi lançado, Luso Fruta atingiu o seu objetivo de cinco mil árvores autóctones.

A arborização da Serra do Bussaco é essencial para a retenção dos solos, fundamentais para a filtração e recarga das águas precipitadas que, nas profundezas da serra, alimentam o Aquífero Mineral Luso, onde as suas águas, num processo natural e longo, superior a um milhar de anos, sustentam as captações de Água de Luso, localizadas na base da serra, na vila de Luso.

Ao «Bairrada Informação», fonte da empresa garantiu “estar aguardar que a Quercus decida a altura mais adequada para se fazer esta plantação”.

Luso Fruta vai no seu segundo ano de adesão ao Projeto_80, uma iniciativa da Agência Portuguesa do Ambiente, da Direção Geral de Educação, Direção Geral dos Estabelecimentos Escolares, da Associação Nacional para a Qualificação do Ensino Profissional, do Instituto Português do Desporto e Juventude, da Quercus e do Green Project Awards, que este ano passou por trinta e seis escolas em todo o país.

Luso Fruta é uma bebida à base de Água de Luso e sumo de fruta, sem corantes, conservantes e edulcorantes, apenas com os açúcares naturais da fruta. Por este motivo Luso Fruta recebeu a autorização do Ministério da Educação, enquadrado na categoria “género alimentício a promover”, o que permite a sua disponibilidade nas cantinas escolares.

 

Fonte: Cunha Vaz & Associados

Imagem: José Moura