No próximo Domingo de Ramos, 25 de março, com início às 14h 30m, o Grupo Etnográfico de Defesa do Património e Ambiente da Região da Pampilhosa (GEDEPA) volta a promover a tradicional Festa do Folar, no Largo do Freixo.

O dia de hoje, sábado, é passado na Casa Rural Quinhentista, onde cerca de uma dezena de pessoas estarão, literalmente, com as mãos na massa, a confeccionar perto de duas centenas de bolos de folar da Páscoa. “São feitos em forno a lenha, à moda antiga”, garantiu Ana Cristina, presidente da direção do GEDEPA, explicando “que o sabor é igual em todos, uma vez que a receita é a mesma, mas haverá diversos feitios”.

No domingo, no Largo do Freixo, haverá uma taberna à moda antiga e uma mesa de exposição “com doces, ovos e folares de pão, como se fazia antigamente pelas pessoas que não tinham tantas posses financeiras”.12068680_550644245109174_7478592694474531572_o

E a população, segundo a dirigente, “espera por este dia para comprar os seus folares”. “Para nós é muito bom. Por um lado, mantemos a tradição da Páscoa e, por outro, conseguimos alguns dividendos para o GEDEPA”, disse ainda Ana Cristina.

O evento, que tem o apoio da Junta de Freguesia da Pampilhosa e da Câmara da Municipal da Mealhada, contará com a actuação, pelas 16 horas, do grupo anfitrião. “Apareçam que vai ser um bom momento de convívio”, apelou a presidente da direção do Grupo, alertando que, se as condições climatéricas estiverem instáveis, a Festa do Folar realizar-se-á na Casa Rural Quinhentista, “mantendo-se igual todo o programa”.

 

Texto de MSL

Fotografias: Facebook “Gedepa Pampilhosa”