Foi ontem, dia 23 de março, assinado, no Palace do Bussaco, um projeto-piloto, a nível nacional, entre os Municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova e o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), entidade que procedeu também a um outro protocolo, com a Fundação que gere a Mata. Os dois envolvem um investimento de trezentos e sessenta mil euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

O projeto–piloto, entre as Câmaras da Mealhada, Mortágua e Penacova e o ICNF, integra-se na estratégia da Defesa da Floresta Contra Incêndios e no combate e controlo de espécies invasoras. “Na prática, estamos a falar de três equipas de sapadores florestais, que os Municípios estão a criar e que o ICNF se propõe a reconhecer. Depois, estarão as condições reunidas para se proceder a candidaturas disponíveis”, disse fonte do ICNF.

P3236583Equipas essas que serão cordenadas por o técnico de um Gabinete Florestal, a ser criado e também candidatável. “No fundo, este é um protocolo de intenções e objetivos, com duração de três anos”, continuou a mesma fonte, referindo que “o valor dado a cada autarquia por cada equipa florestal será de quarenta mil euros”.

E Humberto Oliveira, da Câmara de Penacova, não podia estar mais satisfeito. “Este é um protocolo repartido, que consolida o que já tem vindo a ser feito pelos três municípios, que é o de defender este património”, afirmou o autarca, enaltecendo que a sua maior preocupação vai “para a floresta que teremos daqui a vinte anos”. “Julgo que vamos ficar na história pela capacidade que tivemos de gerir um território comum”, concluiu.

Para Júlio Norte, presidente da autarquia de Mortágua, “aquela história do ‘meu limite ser ali no cimo’ acabou!”. “Estamos a preservar este espaço e a ser exemplo para os restantes municípios do país”, afirmou, garantindo que “da mesma forma que se venceu a Batalha do Bussaco, serão, a partir de agora, vencidas as das parcerias!”.

Rui Marqueiro, do Município da Mealhada, começou por elogiar o trabalho “de proximidade feito pelo secretário de Estado Miguel Freitas”. “Estes três municípios repartem já uma associação (ACIBA) e têm a felicidade dos seus três presidentes se darem bem!”, continuou o autarca, aproveitando a ocasião para fazer um “apelo à cidadania”: “Não vandalizem um património que, dia após dia, lutamos para que seja melhor. Recentemente, uma casa de banho foi destruída e não é para isso que trabalhamos!”.

Para Miguel Freitas, secretário de Estado das Florestas e do Desenvolvimento Rural, “o dia foi de concretização de um objectivo comum». E relembrou que «13 dias depois de tomar posse, estava no Bussaco, atento às preocupações do presidente da Fundação”.

“Percebi logo que estava perante um grande património, que estava a ser bem trabalhado, mas estava desprotegido…”, continuou, elogiando a “boa vizinhança” do Município da Mealhada, que “acabou” na assinatura deste protocolo. “Espero que seja um projeto de sucesso e replicável por todo o país”, disse.

Palavras corroboradas por Luís Capoulas Santos, ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural. “A Mata do Bussaco é um pontinho no mapa, mas não é um pontinho qualquer”, disse, enaltecendo o trabalho intermunicipal feito pelas três autarquias: “Quantos mais protocolos destes existirem, melhor será o trabalho de todos”.

P3236576O protocolo celebrado entre o ICNF e a Fundação Bussaco tem prevista a implementação de um Plano Específico de Intervenção Florestal e a instalação de um sistema de video-vigilância inovador. O documento, assinado, contempla ainda a valorização, conservação e manutenção do arvoredo classificado e o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de sensibilização destinadas às populações escolares e o público em geral. Haverá ainda investimentos na sinalética da Mata.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografias de José Moura