O Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural, Luís Capoulas Santos, presidiu hoje, dia 23 de março, à assinatura de dois protocolos entre o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e a Fundação Mata do Bussaco e entre o ICNF e os municípios da Mealhada, Mortágua e Penacova.

A assinatura destes protocolos integra-se na estratégia da Defesa da Floresta Contra Incêndios e no combate e controlo de espécies invasoras, contribuindo para a proteção e preservação do património cultural e natural da Mata do Bussaco e de toda a mancha circundante. Neste âmbito, será constituído um Gabinete Técnico Florestal Intermunicipal que irá coordenar o trabalho levado a cabo por um agrupamento de três equipas de Sapadores Florestais, que será igualmente criado.

O planeamento e instalação da Rede Primária de Defesa da Floresta Contra Incêndios e a elaboração de um Plano de Gestão e Intervenção Integrada de âmbito florestal à escala intermunicipal são outros dos objetivos do protocolo assinado com os três municípios.

No âmbito do protocolo celebrado entre o ICNF e a Fundação Mata do Bussaco, está prevista a implementação de um Plano Especifico de Intervenção Florestal naquela mata e a instalação de um sistema de videovigilância inovador. O documento hoje assinado contempla ainda a valorização, conservação e manutenção do arvoredo classificado e o desenvolvimento de ações de educação ambiental e de sensibilização destinadas às populações escolares e público em geral.

Os dois protocolos envolvem um investimento de trezentos e sessenta mil euros, financiado pelo Fundo Florestal Permanente.

 

Fonte: Gabinete do Ministro da Agricultura, Florestas e Desenvolvimento Rural

Fotografia de José Moura