Centenas de árvores foram, no dia 21 de março, entregues à população da freguesia de Barcouço, no dia mundialmente dedicado à árvore. Uma iniciativa – da empresa Transportes Pascoal, com o apoio da Junta de Freguesia, Câmara da Mealhada e Fundação Mata do Bussaco – que recordou o “fatídico” mês de agosto de 2017, em que área ardida, em Barcouço, ascendeu os oitocentos hectares.

“Um presente de todos nós para o Planeta” foi a mensagem que a empresa, de Santa Luzia, quis marcar com esta iniciativa, que implicou um investimento de sete mil e quinhentos euros e que teve início no passado mês de dezembro, com os colaboradores da empresa a fazerem parte de uma acção de limpeza numa Mata, recentemente classificada de Monumento Nacional.

DSC05050Esta quarta-feira, depois da plantação de árvores a cargo das crianças do Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel, decorreu uma plantação simbólica no Jardim Público de Barcouço, por parte de representantes da Transportes Pascoal, numa “cerimónia” que juntou também os presidentes da Câmara, da Junta e Fundação.

No final, a população, que se tinha vindo a inscrever nos últimos dias, pôde levantar as suas árvores, provenientes dos viveiros da Fundação Mata do Bussaco, que é o mesmo que dizer que são certificadas. Juliana Rodrigues “escolheu” dez. “Soube da iniciativa através da empresa e também da Junta e quis fazer parte…”, disse-nos a moradora de Barcouço, que irá proceder às plantações no seu quintal e num outro terreno.

DSC05056“Foi uma boa iniciativa, tendo em conta que ainda temos na memória o incêndio do ano passado, em que a nossa casa esteve em perigo”, lamentou Juliana Rodrigues, garantindo que “toda a paisagem da freguesia ficou – desde então – diferente”.

De Cavaleiros estava também Fernando Grilo, que “levantou” sete árvores, nomeadamente, pinheiros mansos, carvalheiro, azenheiro,… Tomou conhecimento da iniciativa através da Junta de Freguesia e denomina-a de “boa”. “Agora cabe-nos plantar estas árvores, mesmo que não possam ser da forma que gostávamos”, lamentou o munícipe, louvando “a empresa e a Junta por esta doação”.

“Não está em causa o valor, está em causa a atitude. No ano passado arderam-me pinhais, eucaliptais e duas vinhas. Até a minha casa ia ardendo. Se não fosse a Junta e os populares com as cisternas, não sei como ia ser…”, recordou-nos.

“Saber que estamos a ajudar quem precisa, que estamos a contribuir para melhorar o Planeta, a Natureza, o meio ambiente e em particular a freguesia e o concelho onde temos a nossa empresa sediada é algo que nos enche de satisfação, é um orgulho para nós, é um sentimento de dever cumprido”, afirma, em comunicado, o sócio-gerente da Transportes Pascoal.

 

Mónica Sofia Lopes