“Um presente de todos nós para o planeta” é o que pretende a empresa Transportes Pascoal, com sede em Barcouço, numa ação, que juntará a comunidade, na próxima quarta-feira, 21 de março, Dia Mundial da Árvore.

A iniciativa parte da empresa de transportes, mas conta com diversos parceiros: Câmara Municipal da Mealhada, Junta de Freguesia de Barcouço e Fundação Mata do Buçaco. Na essência da atividade está a oferta de árvores à plantação – que pode chegar às setecentas nesse dia – para que depois sejam plantadas nas zonas ardidas de Barcouço, uma freguesia muito fustigada pelos fogos, em agosto de 2017.

“Temos já cerca de quatrocentas árvores ‘reservadas’ para esse dia. Julgo que chegaremos às setecentas”, afirmou, ao «Bairrada Informação», João Duarte, presidente da Junta de Freguesia de Barcouço, explicando que “o objetivo é o das árvores serem plantadas nos locais dos incêndios, mas ficando à consideração da população o local da mesma”.

A atividade envolverá também as crianças das escolas de Barcouço – mais de uma centena -, às quais serão oferecidos uns “kits” com um lápis e uma árvore para levarem para a casa.

“É de louvar esta iniciativa da Transportel Pascoal, à qual nos associamos com muito empenho”, referiu ainda João Duarte, sobre a atividade “lançada” pela empresa, no passado mês de dezembro, e que pode ser recordada em https://www.bairradainformacao.pt/2017/12/04/empresa-da-mealhada-troca-presentes-de-natal-por-plantacao-de-1-milhar-de-arvores/.

 

Programa para o dia 21 de março em Barcouço:

10 horas: Atividade escolar “Plantação de Árvores” pelo Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel, no Parque Adriano J. Barata Martins;

10h 30m: Plantação simbólica de uma árvore – sequoia – no Jardim Público, por parte da empresa Transportes Pascoal, na presença de várias entidades envolvidas e com entrega de certificado com as cordenadas da árvore plantada;

14 horas: Atividade escolar no âmbito da “Rota pela Floresta”, no Parque Adriano J. Barata Martins;

14h 30m: Continuação da entrega e distribuição das árvores, no mesmo Parque, à população inscrita.

 

As inscrições, gratuitas, devem ser feitas para o correio eletrónico jfbarcouco@gmail.com e/ou do número de telemóvel 239 914 031.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia, de José Moura, capturada em dezembro de 2017