Um mês depois de apresentada a candidatura de Pedro Carvalho à presidência da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Anadia, surge a de Arménio Cerca, de cinquenta e nove anos. Ao nosso jornal, o ex-autarca garante ter-se dedicado, “ao longo de toda a vida, às causas públicas” e que a sua candidatura pode “contribuir para o engrandecimento da Associação”.

As eleições nos Bombeiros de Anadia estão à porta e na corrida estão já duas listas. Em resposta às questões do «Bairrada Informação», Arménio Cerca afirma ter tomado a decisão de se candidatar, em primeiro lugar porque foi “convidado”, e depois porque, ao longo da minha vida, diz ter-se “dedicado às causas públicas, desportivas e sociais”. “Decidi aceitar este desafio, na certeza de que poderei contribuir para o engrandecimento da Associação”, garante.

Para já, o candidato, que no passado foi presidente da Junta de Freguesia de Ancas, concelho de Anadia, coloca como grande prioridade a “constituição dos órgãos sociais”, que diz estarem a ser alvo de “renovação, com a entrada de novas pessoas”. “Pretende-se que todos apostem em objetivos e ações, que contribuam, ainda mais, para promover sempre o bom relacionamento entre todos os órgãos sociais e o comando”, bem como “o melhoramento do socorro de pessoas e bens”.

“O que se pretende fazer é trabalhar de forma competente e dedicada, para unir, motivar e dignificar a Associação Humanitária dos Bombeiros de Anadia”, continua Arménio Cerca, lamentando as recentes notícias vindas a público que “ditam” um mal-estar entre dirigentes e comando: “Em qualquer instituição, desde que não exista entendimento entre os diversos órgãos, quem sai a perder é sempre a instituição e os seus associados”.

“Neste caso concreto”, continua, “a situação poderá ser mais grave, porque, além da instituição e seus associados, também a restante população é afetada, pelo que há necessidade de se trabalhar no sentido de essas eventuais diferenças de opinião e de atitude, serem sanadas, para que todos se possam rever na Associação”.

O ato eleitoral acontece no próximo dia 25 de março (domingo), no decorrer de uma assembleia-geral ordinária, e ao abrigo dos estatutos, as listas concorrentes a sufrágio devem ser entregues na secretaria dos Bombeiros até às 17 horas do dia 9 de março.

Para o dia das eleições, Arménio Cerca deseja “que haja uma grande participação dos associados no ato eleitoral”. “Isso dignificaria, não só o ato eleitoral, mas também a própria a Associação”, apela.

 

Texto de Mónica Sofia Lopes

Fotografia de José Moura