Contratura muscular é uma contração espontânea, involuntária e permanente de algumas fibras de um músculo. Podem aparecer em qualquer músculo do corpo, no entanto, são mais frequentes nos músculos posturais, como na cervical, ombros (trapézios) e ao longo de toda a coluna (para-vertebrais).

Os sintomas da contratura são dor local do músculo (que por vezes também pode irradiar), dificuldade em alongar, limitação da amplitude de movimento e por vezes, perda de força. À palpação, é uma zona do músculo com mais rigidez, parecendo um nódulo.

 

As causas mais comuns:

  • Más posturas
  • Posições mantidas no tempo (no trabalho, por ex.)
  • Movimentos regulares e repetitivos
  • Stress
  • Movimento brusco
  • Rigidez muscular e falta de flexibilidade
  • Traumatismo

O tratamento passa, essencialmente, por calor, massagem e alongamento. O calor vai promover o relaxamento do músculo e prepará-lo para a massagem, em que esta dever ser activa e vigorosa de forma a tentar descontraturar aquela zona e fazer com que as fibras musculares voltem ao seu estado normal. Na minha opinião, a massagem não precisa de ser dolorosa ao ponto da pessoa não aguentar. Vai ser sempre desconfortável e provocar alguma dor, mas eu prefiro ir trabalhando tendo em conta a sensibilidade do paciente, sem ter que ser demasiado doloroso.

O alongamento do músculo é importante para melhorar a flexibilidade, dando-lhe novamente amplitude de movimento.

 

Como prevenir a contratura muscular?

  • Não dormir com a almofada demasiado baixa nem demasiado alta.
  • Evitar malas demasiado pesadas, sobretudo as que só tê uma alça. Optar por mochilas para distribuir o peso pelos dois ombros.
  • Para quem trabalha todo o dia em escritório, sentado, evitar as más posturas, incluindo as pernas cruzadas por longos períodos de tempo. O monitor deve estar à altura dos olhos, não mais acima nem mais abaixo, e de frente para a cadeira, não dos lados. Pode e deve fazer alongamentos, pelo menos uma vez durante o trabalho, e no final.
  • Evitar o stress emocional que provoca muita tensão muscular.
  • Quando sentir tensão muscular, pode fazer calor com uma almofada de sementes, por ex., durante 15/20 min.
  • Pratique exercício físico para fortalecer os músculos e melhore a sua flexibilidade.
  • Para quem passa horas na mesma posição (e não só), o pilates é ótimo para a correção de más posturas e aumentar a flexibilidade muscular.

 

Rita Fernandes

Osteopata