Cerca de vinte e cinco casais de utentes de Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) da Mealhada viveram uma tarde de afetos, animação e alegria enquadradas na comemoração do Dia dos Namorados, um dia que, para muitos, foi uma novidade.

António Matos e Isilda Santos estão casados há sessenta e três anos. Não se recordam de alguma vez terem celebrado o Dia dos Namorados, mas lembram os dias especiais, aqueles que assinalavam mais um ano de casamento. Esta tarde, diferente das que habitualmente têm no centro de dia da Santa Casa da Misericórdia da Mealhada, foi uma oportunidade para se divertirem e conviverem. Com dança, que não poderia faltar e tantas vezes fez parte da sua juventude.

Quem também não tardou a abrir o salão de baile, após o almoço, foram Armando Correia, de noventa anos, e Conceição Cardoso, de oitenta e sete. São namorados, mas, mais do que isso, sublinham, são amigos. Conheceram-se há vinte anos na Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes, mas só há doze de tornaram mais próximos. E pela dança, pelo companheirismo, pela ajuda, pela alegria de estarem juntos e poderem desfrutar da companhia um do outro. Mas Armando lamenta que nem todos pensem como eles. “As relações na nossa idade ainda são muito mal aceites. As pessoas mais velhas, às vezes as famílias, não entendem esta necessidade de nos sentirmos ligados a alguém. Às vezes parece que são mais antigos do que nós”, desabafa.

A comemoração deste dia faz parte do plano de atividades do Setor Social da Câmara Municipal da Mealhada, no âmbito da Rede Social, e procura, precisamente, proporcionar momentos de lazer, de partilha de novas experiências e de convívio aos utentes, celebrando os afetos e os sentimentos.

A iniciativa contou com o apoio da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, que serviu o almoço no Restaurante Pedagógico “A Prova dos Novos”, situado no Jardim Público da Pampilhosa, e com o apoio dos Bombeiros Voluntários da Pampilhosa.

 

Fonte: Município da Mealhada