O executivo camarário da Mealhada aprovou, na reunião de 18 de dezembro, um apoio, de mais de dezassete mil euros, para ajudar na compra de uma viatura adaptada a pessoas com mobilidade reduzida, mas que também fará face ao transporte de crianças, ao Centro Social da Freguesia de Casal Comba.

A Instituição Particular de Solidariedade Social «tem enquadradas setenta crianças nas respostas sociais de Creche (dos quatro meses aos três anos), Atividades de Animação e de Apoio à Família (dos três aos seis anos) e Centro de Atividades de Tempos Livres (dos seis aos dezoito anos)».

Na valência da Terceira Idade, «a instituição tem atividades e serviços dirigidos à população sénior, tendo integradas noventa e cinco pessoas idosas nas respostas sociais de Centro de Dia, Serviço de Apoio Domiciliário e Estrutura Residencial para Pessoas Idosas».

A instituição, no pedido deste apoio, alega que «grande maioria destas pessoas apresenta um quadro de patologias associado à dependência física e à perda de mobilidade» e a falta de uma viatura cria «constrangimentos à instituição, que se prendem sobretudo com a dificuldade de realização do transporte dos utentes com mobilidade condicionada, quer do domicílio para a instituição, quer no acompanhamento a consultas e exames médicos».

Posto isto, o executivo da Câmara da Mealhada aprovou um subsídio de 17.146,88 euros, que servirá «para comparticipar a aquisição de uma viatura (cinquenta por cento do seu valor) que prestará apoio às diversas valências da instituição, nas áreas da infância e terceira idade».

Também em Casal Comba, mas desta vez, para a Junta de Freguesia, a Câmara aprovou conceder uma verba, no valor de setenta mil euros, que se destina «à aquisição de um imóvel para a construção ou instalação de um estaleiro de apoio aos vários equipamentos da Junta».

A decisão terá que ser ratificada pela Assembleia Municipal da Mealhada, em sessão que acontece na próxima semana.