O Centro de Interpretação Ambiental, situado no Parque da Cidade da Mealhada, recebeu, na noite de 24 de novembro, mais de meia centena de apicultores da região Centro do país que debateram, em sessão pública, “A problemática da vespa asiática na floresta e na apicultura”. A “reunião” serviu para que fosse lançado um repto à autarquia, aceite “no imediato”.

Ao «Bairrada Informação», Guilherme Duarte, vice-presidente da autarquia, explica: “Foi lançado um repto à Câmara para que sensibilizámos os nossos jovens na produção de armadilhas artesanais seletivas, fáceis de executar, que ajudem na captura deste tipo de vespa”. “Estamos a falar de armadilhas onde são utilizados apenas, por exemplo, garrafas com água e açúcar”, acrescentou.

O autarca disse ainda ter “aceite o repto”, que será realizado “com a comunidade educativa e o Centro de Interpretação Ambiental”.20171124_220952

A sessão foi orientada por técnicas e dirigentes da Associação de Apicultores do Litoral Centro e contou com a presença de apicultores de vários concelhos: Mealhada, Anadia, Oliveira do Bairro, Águeda, Cantanhede, Mortágua, Penacova, Coimbra, Santa Comba Dão e Sertã.

As temáticas abordadas foram o ciclo biológico da Vespa velutina, as medidas de combate e controlo, as dificuldades sentidas e perspetivas futuras. “Notou-se a grande preocupação que todos sentem pela forma como a vespa asiática está a levar à destruição das colmeais e apiários dos apicultores”, concluiu Guilherme Duarte.