No dia 13 de novembro, celebrou-se, uma vez mais, o dia de S. Martinho, desta vez com uma feira solidária, dinamizada pelos alunos da Escola Profissional de Anadia. Este evento foi aberto a toda a comunidade de Anadia que aderiu espontaneamente com a sua visita, participando nas diversas atividades proporcionadas pelos alunos.

Todas as turmas participaram na feira solidária, onde foi possível encontrar vários produtos, cedidos e confecionados pelos próprios, na sua maioria, caseiros, a preços acessíveis; e até mesmo produtos oferecidos por algumas pessoas que aderiram simpaticamente a este projeto, participando diretamente com o seu contributo. Esta feira foi realizada com o intuito de consciencializar os jovens da necessidade do cuidado com o outro e a importância de se construir um mundo mais justo e fraterno.

A boa disposição e eficácia marcaram as suas barraquinhas, repletas de frutas, enchidos, compotas, doces, “cocktails”, refeições, sabores tradicionais de alguns países, tais como o nosso Portugal, França, Espanha, Hungria e Itália, entre outras iguarias saborosas. Não podia faltar a tão tradicional quermesse, e os tão divertidos jogos tradicionais.file6 (1)

Os alunos tiveram a possibilidade de usufruir de um intercâmbio estabelecido entre as turmas, proporcionado um convívio mútuo. Deste modo, os nossos alunos, numa atitude de partilha, jogaram e conviveram muito felizes e orgulhosos pelas descobertas e aventuras que fizeram ao longo desse dia, em que as castanhas quentinhas ditaram, sem dúvida, a boa disposição.

A música e a dança, com toda a sua euforia partilhada pela comunidade escolar, embeberam o dia com toda a alegria de que o magusto é característico.

E foi deste modo que se proporcionou um dia escolar diferente, muito elogiado e apreciado por quem fez questão de aí marcar presença. Este serão fez relembrar tradições que há longos anos nos acompanham, que são parte integrante de nós, permitindo-nos partilhar o que temos de melhor e estreitar fiéis ao lema “laços que perduram”.

 

Fonte: Escola de Viticultura e Enologia da Bairrada