Plantar uma árvore (em pleno coração da Mata Nacional do Bussaco) e assistir ao seu crescimento natural, que ultrapassará gerações e gerações, foi a forma encontrada pelo jornal online «Bairrada Informação» para assinalar o seu primeiro aniversário. Apesar de a data oficial de comemoração ser a 3 de novembro, a plantação só aconteceu na tarde de 21 de novembro (ver legenda da fotografia no final desta publicação).

“Um primeiro ano de atuação só possível com uma equipa vasta de parceiros, fiéis, que nos fizeram e fazem acreditar, diariamente, que vale sempre a pena continuar a disponibilizar a informação o mais atual e célere possível!”, explica Mónica Sofia Lopes, diretora do título informativo, enaltecendo o papel fundamental dos parceiros e colaboradores do «Bairrada Informação», alguns deles presentes na cerimónia de plantação da árvore.

A árvore, um Carvalho vermelho (Quercus rubra), foi plantada no Parque dos Leões, na Mata do Bussaco*. “Representa não só o ‘Bairrada Informação’, mas cada um dos nossos parceiros que, felizmente, são muitos e nos fazem crescer a cada minuto qua passa, nesta imensidão que é o ‘mundo digital’. Que possamos, todos juntos, vê-la crescer durante décadas”, agradeceu Mónica Sofia Lopes, lembrando que “por diversos motivos, nem todos os parceiros, colaboradores, leitores e amigos do ‘Bairrada Informação’ conseguiram estar presentes no dia da plantação”.

 

*Com esta plantação é possível:

– Rejuvenescer e preservar o património natural da Mata Nacional do Bussaco;

– Fomentar a biodiversidade local (flora e fauna);

– Melhorar a sustentabilidade dos ecossistemas da Mata;

– Promover a captação e armazenamento de carbono atmosférico (um dos causadores do efeito de estufa);

– Reduzir a pegada ecológica enquanto consumidor.

 

Galeria de fotografias, de José Moura, em https://www.facebook.com/bairradainformacao

Legenda da fotografia: Mário Garcia, da imobiliária Soluções Ideais; José Moura, fotógrafo; Rita Fernandes, da clínica Naturalmed; Mónica Sofia Lopes, diretora do «Bairrada Informação»; Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada; Carla Carvalheira, do restaurante “O Castiço”; Bruno Diogo, da Associação de Carnaval da Bairrada; Jóni Vieira, da Fundação Mata do Bussaco