O Município da Mealhada volta a ser distinguido, em 2017, como Município amigo das famílias, figurando em segundo lugar no ranking geral do Observatório das Autarquias Familiarmente Responsáveis.

O município volta a receber a mais alta insígnia atribuída pelo Observatório, a Bandeira Verde com Palma, reservada apenas para as autarquias que conseguem manter ou incrementar as suas políticas de apoio às famílias três ou mais anos consecutivos. Este ano, a Bandeira Verde Com Palma foi atribuída a quarenta autarquias e, no distrito de Aveiro, além da Mealhada, mereceram a distinção apenas Águeda e Estarreja.

O observatório avalia iniciativas dos municípios em doze  áreas, entre as quais o apoio prestado à maternidade e paternidade, o apoio às famílias com necessidades especiais, medidas de conciliação entre trabalho e família, serviços básicos, educação, habitação, transportes, saúde, cultura, desporto e tempo livre e participação social. Entre as medidas valorizadas estão o pagamento de creches e jardim-de-infância, comparticipação de consultas de oftalmologia e apoio à aquisição de óculos, bancos de medicamentos e comparticipação de medicamentos, oferta de vacinação fora do Plano Nacional de Vacinação, cantinas sociais e cantinas escolares abertas durante os períodos de pausas escolares, cheque bebé e transportes escolares gratuitos até ao décimo segundo ano.

O município da Mealhada recebeu este galardão, pela primeira vez, em 2012, de forma consecutiva desde 2014.

Este ano aderiram ao projeto cento e quinze municípios (dos trezentos e oito existentes), dos quais apenas sessenta e um vão receber a bandeira verde, numa cerimónia que vai decorrer dia 29 de novembro, no Auditório da Fundação CEFA – Fundação para os Estudos e Formação Autárquica, em Coimbra.

 

Fonte: Município da Mealhada