A Fundação Mata do Bussaco promove, de 18 a 26 de novembro, a sétima e última edição do “Sement Event”, que irá encerrar o projeto comunitário BRIGHT – “Bussaco´s Recovery of Invasions Generating Habitat Threats”, que tem ajudado a proteger e valorizar os habitats naturais presentes na Mata Nacional do Bussaco, através do controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras que os ameaçam.

O “Sement Event” tem como duplo propósito a comemoração, no Bussaco, do Dia Nacional da Florestal Autóctone (23 de novembro) e a apresentação das atividades desenvolvidas ao longo do ano no âmbito do Projecto BRIGHT, apoiado pelo Programa LIFE+/Biodiversidade.

Neste contexto, o programa irá contar com atividades dirigidas a diversos públicos e centradas em temáticas sobre as quais os trabalhos do projeto se têm debruçado: a propagação de espécies autóctones, valorização e renaturalização de espaços degradados e controlo de espécies exóticas invasoras (lenhosas e herbáceas).

Recordamos os nossos leitores que “a maior parte do trabalho de reabilitação e reflorestação da Mata tem decorrido no âmbito do projeto BRIGHT, com o apoio do Programa LIFE+”.

“A sua execução tem visado a conservação/valorização de um habitat relíquia: o adernal, cuja distribuição mundial se circunscreve aos escassos hectares existentes no Bussaco; o controlo/erradicação de flora exótica invasora que ameaça o adernal e demais espécies/habitats da Mata, através de trabalhos de continuidade centrados no ensaio e aplicação de novas práticas de controlo, dirigidas a espécies arbóreas e herbáceas, algumas das quais nunca aplicadas no contexto nacional e outras apenas a escalas mais reduzidas; o envolvimento ativo, nas atividades de conservação/valorização e controlo/erradicação, de diversos públicos e entidades, e da sociedade civil em geral (residentes, alunos, turistas, entre outros), com a perspetiva de assegurar o exercício de uma cidadania ativa e responsável em prol da conservação da natureza e da biodiversidade”.

«Bairrada Informação» planta árvore a 21 de novembro

Durante nove dias serão muitas as empresas, entidades e instituições de ensino que farão parte do programa do evento, nomeadamente, com a plantação de árvores e ações de voluntariado.

O «Bairrada Informação» fará parte do programa com a plantação de uma árvore, no dia 21 de novembro (terça-feira), pelas 14 horas.

No dia seguinte, 22 de novembro, pelas 10 horas, será a vez dos presidentes (e/ou representantes) das seis Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada.

No dia 24 de novembro, pelas 20h 30m, realizar-se-á uma sessão pública sobre “a problemática da vespa asiática na floresta e na apicultura”, no Centro de Interpretação Ambiental.

No dia 25 de novembro, para além do Seminário final do BRIGHT*, haverá ainda a plantação de um grupo de caminheiros de Santiago, pelas 17 horas.

No dia seguinte, com início às 10 horas, decorre uma visita guiada pela Mata Nacional do Bussaco.

Os interessados em mais informações sobre o “Sement Event” podem obtê-las através do número de telefone 231 937 000 e/ou do correio eletrónico bright@fmb.pt

Seminário BRIGHT “apresenta” resultados dos projetos desenvolvidos

*Seminário BRIGHT, no Espaço Inovação da Mealhada, a 25 de novembro

As inscrições são gratuitas, mas obrigatórias através do correio eletrónico setoreducativo@fmb.pt (oferta, a cada participante, de um guia de fauna e flora do adernal da Mata Nacional do Bussaco).

Com início às 9 horas, a sessão de abertura conta com as intervenções de António Gravato e Rui Marqueiro, presidentes da Fundação Bussaco e Câmara da Mealhada, respetivamente. Segue-se a apresentação dos resultados do Projeto BRIGHT – Invasoras e o Adernal da Mata Nacional do Bussaco;  Projeto BRIGHT Flora; e Projeto BRIGHT Fauna.

O programa é extenso, durante toda a manhã e inicío da tarde, terminando com uma visita guiada ao Adernal da Mata Nacional do Bussaco, pelas 15h 15m, com Jóni Vieira, técnico na Fundação.