Alberto Soares Carneiro, Governador do Distrito 1970, visitou, no final do mês de outubro, o Rotary Club de Curia-Bairrada, com passagem pela Câmara Municipal de Anadia e ainda de duas empresas sediadas no Município: Sanitana e Esmaltina. O “encontro” serviu para alencar um conjunto de atividades para o próximo ano rotário de 2017-18.

A visita oficial teve início nos Paços do Concelho, com Alberto Soares Carneiro a ser recebido por Teresa Cardoso, presidente da autarquia, entidade que colabora em muitos dos projectos do Rotary Club de Curia-Bairrada.

A primeira empresa visitada pelo Governador do Distrito 1970 foi a Sanitana, empresa fundada em 1979, que tem sede em Anadia e se dedica à produção de artigos sanitários. “Foi a primeira empresa cerâmica portuguesa dedicada exclusivamente ao fabrico de louça sanitária e é, atualmente, a maior empresa nacional na área”, lê-se na nota de imprensa do Rotary Club de Curia-Bairrada

A Esmaltina, em Sangalhos, foi a segunda paragem de Soares Carneiro. “Criada em 1970, é a maior empresa de bicicletas portuguesa e uma das cinco maiores da Europa, em volume de produção. Fabricam vários modelos para adultos e crianças e já exportaram mais de três milhões de bicicletas para a Europa e África. Os principais mercados internacionais são Espanha, França e Inglaterra”, descreve o mesmo comunicado.

Depois das visitas o Governador reuniu-se com os membros do clube para discutir e planear os projectos para o ano rotário 2017-18. “O clube vai atribuir bolsas de estudo, plantar árvores de fruto nas escolas da região, homenagear o estilista Dino Alves e organizar uma prova de cicloturismo”, enumera o Rotary de Curia-Bairrada, que acrescenta que vai ainda ser organizado “um baile solidário  e continuar com a loja social, que pretende ajudar as pessoas mais carenciadas através da troca de bens e serviços”.