O treinador José Eduardo Espinhal Fernandes, da Secção de Natação do Hóquei Clube de Mealhada/Crédito Agrícola, vai integrar a Seleção Nacional Pré-Júnior*, a convite da Federação Portuguesa de Natação, no IV Meeting Internacional do Algarve, evento desportivo que vai decorrer este fim de semana, dias 11 e 12 de novembro.

Ao «Bairrada Informação», “o professor Zé Eduardo”, como é conhecido, mostrou-se satisfeito com o convite e garante que é “a primeira vez que vai ser um dos treinadores de uma seleção nacional”. O mesmo já não acontece quando falamos de estágios da Seleção Regional da Associação de Natação do Centro Norte de Portugal, pela qual já participou “vinte e duas vezes”.

Para José Eduardo Fernandes o lema para o sucesso passa por “gostar, optar, sentir e trabalhar por objetivos”. Um lema aliás que transmite a todos os seus atletas, inclusive a um que é também seu filho e está, neste momento, no Centro de Alto Rendimento de Rio Maior (pode ler mais em http://www.bairradainformacao.pt/2017/09/06/jovem-nadador-da-mealhada-ja-treina-em-rio-maior/).

É aos atletas que o “professor Zé Eduardo” coloca o mérito da sua convocação. “Devo muito aos meus atletas. Foi o resultado que eles tiveram que me permitiram chegar até aqui”, confessa.

José Eduardo Fernandes é natural de Lisboa, mas reside em Casal Comba, onde constituiu família. Foi “fundador” da Secção da Natação do Hóquei Clube da Mealhada, tendo, segundo publicação no sítio da internet do H.C.M., “conduzido os atletas à conquista de grandes resultados a nível Nacional, Interdistrital, Regional, bem como a presenças em estágios da Seleção Regional da Associação de Natação Centro Norte Portugal e da Selecção Nacional”.

Nas últimas três épocas os atletas treinados pelo José Eduardo Fernandes conquistaram cerca de quatrocentos e noventa e quatro pódios, dos quais o Clube destaca os de âmbito Nacional: dezassete medalhas de ouro; catorze medalhas de prata; e sete medalhas de bronze.

Para a Seleção Nacional Pré-Júnior deste fim de semana, irá também do H.C.M., Beatriz Gaspar, oriunda de Vagos, mas que treina na Seção de Natação do Hóquei da Mealhada (ver também http://www.bairradainformacao.pt/2017/10/25/beatriz-gaspar-do-hc-mealhadacredito-agricola-convocada-para-a-selecao-pre-junior/).

 

*A Seleção Pré-Júnior é composta por atletas da categoria de Juvenis, mas com idades inferiores à mesma. “É a primeira vez que vão atletas tão novos ao Pré Júnior”, explica José Eduardo Fernandes, acrescentando que “vão dez atletas masculinos e outras dez femininas, os que ficaram melhor classificados nos nacionais do ano passado”.

 

M.S.L.

Imagem: Facebook “Lfnunes”