É já este fim-de-semana que se realiza a primeira edição do evento “Grande Escolha | Vinhos & Sabores”, na Feira Internacional de Lisboa (FIL), no Parque das Nações, em Lisboa. O município mealhadense e a Associação Maravilhas da Mealhada não ficaram de fora e para além do “pão, água, vinho e leitão”, há ainda espaço para o artesanato, o mel, as infusões da Mata do Bussaco e até livros da região.

A partir de amanhã, sexta-feira, dia 27 de outubro, e até segunda-feira, “o Município da Mealhada leva, até à capital, as garrafas empalhadas, os presépios artesanais, o leitão, através da presença do restaurante ‘O Castiço’, o pão da Mealhada e a água do Luso”.

No setor vinícola, a representação, “em espaço próprio”, do Município chega “pelas mãos” dos produtores Vinhos Messias e Adega Rama & Selas. “Não faltará também literatura e merchandising que procura dar a conhecer o concelho, a Mata Nacional do Bussaco e o seu património arquitetónico, histórico-cultural e natural”, lê-se numa nota de imprensa, que acrescenta que na doçaria haverá “destaque para os caramujos e cavacas, os casticitos e os produtos da Docealhada, inclusive o bolo-rei, eleito o melhor do país, em 2016”.

Ao longo dos três dias, o público e os especialistas (considerando os produtores e os críticos da revista Vinho – Grandes Escolhas) terão oportunidade de interagir num evento, que “conta com a inscrição de centenas de produtores e uma agenda preenchida por conversas sobre vinhos, pequenas provas e masterclasses”. Há ainda a possibilidade dos expositores agendarem reuniões “in loco” e o fator da exportação terá também relevo no mercado suíço, uma vez que se esperam “profissionais, sommeliers e compradores, para quem estão agendadas masterclasses e outras acções específicas”, do já referido país europeu.

Os produtos da Mealhada estão concentrados no Pavilhão 4 e o custo de entrada na FIL, nos referidos dias do evento, é de quinze euros por pessoa e por dia. Há ainda a possibilidade da aquisição dos bilhetes poder acontecer junto dos serviços da Câmara Municipal da Mealhada.

Fotografia: Município da Mealhada