“Criei asas, voei”. Está apresentado, oficialmente e desde o passado dia 20 de outubro, o tema da escola de samba Sócios da Mangueira, para os corsos do Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada do próximo ano. O enredo para 2018, da escola sedeada na Póvoa da Mealhada, será uma homenagem a João Fernando de Oliveira*, fundador dos Sócios da Mangueira, que faleceu no dia 2 de dezembro de 2016, vítima de doença e coincidentemente no Dia Mundial do Samba.

“Será um tema à sua imagem e que eu sei que ele iria gostar de trabalhar”, começou por dizer, ao nosso jornal, Inês Machado, carnavalesca da escola, que acrescenta que “grande parte dos sócios  da Associação Mangueirense quiseram que esta homenagem fosse feita”.19780591_1850485141632663_2138437984788417478_o

Um tema que surgiu “logo após terminar o Carnaval deste ano e que, no fundo, fala do sonho do Homem, que sempre quis aprender a voar”. Com mitologia pelo meio e cronológico, Inês Machado fala “num trabalho com incidência desde os primatas até aos dias de hoje, dividido por dez alas, onde para além do carro alegórico, haverá no corso da escola duas alegorias e um tripé”.

A sinopse do tema “Criei asas, voei” é uma decidatória e o enredo é todo escrito na primeira pessoa. “Quem conheceu o João sabe do que falamos quando dizemos ‘voar’. Ele era ‘louco’, sempre cheio de ideias e imaginava as coisas sempre muito à frente”, relembrou.

Nos preparativos para o Carnaval de 2018, a carnavalesca, responsável pela ideia e todos os desenhos feitos, conta, este ano, com o apoio de uma equipa, da qual fazem parte Filomena Beja, Pedro Castela e Miguel Oliveira.

Ao «Bairrada Informação», André Castanheira, presidente da direção da escola, mostrou-se expectante em relação aos próximos meses de trabalho. “Apresentámos o tema, na sexta-feira passada, num convívio com cerca de uma centena de pessoas”, referiu o dirigente que, no próximo dia 25 de novembro (um sábado), promove o Concurso de Destaques e Rainha de Bateria dos Sócios da Mangueira para o Carnaval de 2018, na sede da escola.

*Quem era João de Oliveira?12105979_1163704753657333_4088352631478292917_n

Recordamos os nossos leitores que João de Oliveira, “o ‘Macaca’, era filho de António de Oliveira, também conhecido pela mesma alcunha e fundador daquele que viria a ser o Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada.  Ligado ao samba desde sempre, pelas fortes raízes familiares transmitidas pelo pai, João de Oliveira fundou a escola de samba Sócios da Mangueira, associação pela qual erguia a bandeira por onde passasse. Esteve ligado a esta escola trinta e oito anos e, há mais de uma década, em viagem ao Brasil, visitou a escola de samba Mangueira, sedeada no Rio de Janeiro, realizando, assim, um sonho que tinha”.

Saiba mais em http://www.bairradainformacao.pt/2016/12/03/aos-filhos-esposa-e-mae-do-joao/

 

Fotografia de Inês Machado de Abel Cunha