O Grémio Recreativo Escola de Samba Batuque, da Mealhada, dá início, no próximo dia 21 de outubro, ao projeto «Batuque Convida». A primeira escola convidada é a campeã nacional “Vai Quem Quer”, de Estarreja, que no sábado estará representada com cerca de quatro dezenas de elementos.

“O objetivo será o de criar novas amizades, momentos de partilha de conhecimento e de convívio este mundo que nos une: o do samba”, lê-se numa apresentação do projeto, que acrescenta que serão convidadas “escolas de samba de todo o país a estarem presentes na nossa sede, de forma a haver interação entre os elementos da escola convidada com os da escola anfitriã”.22519439_1071841029624321_201175118351026482_n

“Estamos a iniciar um projeto a partir de uma ideia que já acontece em algumas escolas de samba no Brasil”, explicou, ao «Bairrada Informação», Rita Fernandes, presidente da direcção do G.R.E.S. Batuque, acrescentando que “a intenção é a de se realizar um encontro por mês”.

“Nesta altura, de preparativos para o Carnaval, sabemos que são mais difíceis as deslocações, por isso, depois deste evento no sábado, teremos outro em Novembro e continuamos o projeto só depois do Carnaval”, afirmou ainda a dirigente, garantindo que a lógica definida “é a de as escolas convidadas virem alternadamente”, isto é, num mês é uma escola de fora, proveniente de vários pontos do país, e no outro é uma das que desfila no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada, na Mealhada.

No próximo sábado, a “Vai Quem Quer” fará parte de um ensaio, com passistas e elementos da Bateria, em conjunto com o Batuque. Segue-se um jantar convívio na sede da escola anfitriã e, a partir das 22 horas, haverá uma apresentação de ambas as escolas, aberta ao público e de entrada gratuita. A animação prolongar-se-á pela “noite dentro” com a atuação de Nuno Bastos & Trio Pocket Show.

No dia 31 de outubro, terça-feira, véspera de feriado, o Batuque leva a cabo um concurso para destaques e rainha da bateria da escola. A noite será animada pelo grupo Forrobodó e haverá prémio para a melhor fantasia de “Halloween”.