O Casino do Luso foi palco, na tarde de 4 de outubro, do “pontapé de saída” para o novo ano letivo (2017 / 2018) da Universidade Sénior da Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social, sediada no concelho da Mealhada, que conta já com perto de cem inscrições. Ginástica, hidroginástica, yoga, pintura, culinária e inglês são muitas das disciplinas que se podem encontrar nesta “escola” e que têm inscrições abertas durante todo o ano.

O novo ano letivo marca a sexta edição da Universidade Sénior da CADES, que pretende ser, segundo Patrícia Figueiredo e Patrícia Santos, cordenadoras do projeto, “um local de sociabilização, onde se aprende mais, mas principalmente, que nos faça sentir a todos rejuvenescidos”. “Aqui queremos que haja sempre amizade, alegria e amor”, apelam.

DSC04329Ginástica, hidroginástica, vitalmente, yoga, pintura, corte & costura, história de Portugal, geografia, educação e interpretação ambiental, culinária e inglês são muitas das disciplinas que os alunos podem ter no ano letivo de 2017-2018. Para além disso, há, durante todo o ano, oficinas, sessões informativas e visitas de estudo. “Este ano temos um maior leque de disciplinas, pois tentámos atender às necessidades e pedidos do que os nossos alunos nos vão transmitindo”, afirmam.

E esta transmissão é feita através de uma comissão de alunos, que Manuela Coelho, aluna e elemento deste “grupo”, explica para que serve: “É uma forma de termos uma ponte entre os alunos e as cordenadoras. Contribui ativamente para a realização de atividades e ouve os alunos sobre os pontos menos positivos da Universidade para que, em conjunto, tentarmos que haja o melhor funcionamento possível”.

Uma informação corroborada por Maria Conceição Rosmaninho, formadora e aluna da Universidade, que, dirigindo-se aos novos alunos, declarou “estar disponível vinte e quatro horas por dia para todos os alunos”, apelando ao essencial: “O divertimento”.

João Santos, presidente da Junta da União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, mostrou-se disponível para ajudar, “como tem acontecido até aqui”, garantindo que, tal como a sua esposa ingressou este ano na Universidade, pela primeira vez, “também um dia conto em fazer-vos companhia, mais precisamente nas aulas de Culinária”.DSC04324

Presente também na cerimónia de “arranque” do novo ano letivo esteve Guilherme Duarte, vice-presidente da Câmara Municipal da Mealhada e responsável pelo setor da Educação, que congratulou o projecto que afirma “que tem vindo a evoluir”. “Para a autarquia, a educação nunca é um gasto, mas sim um investimento, por isso, contem connosco porque sabemos a importância do projecto e das capacidades que as pessoas que aqui estão podem dar”, disse ainda o autarca, garantindo: “Um povo mais bem formado, será sempre um povo melhor!”.

No final, Patrícia Figueiredo desejou “um ano letivo repleto de alegria, conhecimento, atividade e partilha”.

Para mais informações, sobre as inscrições da Universidade Sénior CADES, os interessados devem contactar o número de telemóvel 963 872 417 e/ou o correio eletrónico geral@solidariedadecades.com.