O Bloco de Esquerda na Mealhada, nas autárquicas de 2017, alcançou o melhor resultado alguma vez conseguido no concelho. Subiu em número de votos, em percentagens e ganhou representação eleitoral. Elegeu Ana Luzia Cruz para a Assembleia Municipal e João Ricardo Neves para a União de Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes. Para além disso, o Bloco afirma-se como a terceira força política no concelho nas suas votações para a Câmara Municipal e Assembleia Municipal.

Todavia, não foi possível alcançar o objetivo de retirar a maioria ao Partido Socialista que aumenta pouquíssimo a sua votação (47,58%, 4.514 votos) e que assim fica longe dos resultados obtidos em 2009 (61,26%, 6.517 votos). Demonstra, portanto, que a sua força eleitoralista dentro do concelho começa a ficar estagnada e longe daquilo que outrora apresentava, ao contrário do Bloco de Esquerda, que demonstrou a possibilidade de crescimento com potencial para eleger em todos os órgãos a que se candidata.

Cerca sete por cento dos eleitores na Mealhada confiaram o seu voto no Bloco de Esquerda. Isso foi possível com uma candidatura de cerca de sessenta candidatos, aderentes e independentes que trabalharam arduamente para afirmar o Bloco como uma força política de confiança e, acima de tudo, credível. Foram momentos extraordinários de campanha, onde valores como a união, o respeito, a solidariedade e vontade de fazer diferente, se revelaram importantes para o resultado que não deixa ninguém indiferente. O Bloco de Esquerda, assumiu o compromisso claro de apresentar propostas no sentido de existir a criação de um serviço de transportes públicos, a construção de um canil municipal, o combate à precariedade nas relações laborais incentivadas pela autarquia e posicionou-se contra o fecho de unidades de saúde que prejudicam diretamente e gravemente a população. Para além disso estivemos perto da realidade de várias localidades e associações do Município.

O Bloco passou a ser visto como uma alternativa concreta ao nível local, com um programa no qual centenas de pessoas se revêm. Um resultado extremamente positivo, que permite ter aspirações de disputa da maioria social num futuro próximo. Para isso, o Bloco de Esquerda apresentará propostas concretas para a melhoria de vida dos habitantes do concelho da Mealhada nos órgãos a que foi eleito. Ser a verdadeira alternativa no Município é essencial. Contamos contigo e com a tua coragem para mudar os destinos do nosso concelho. Amanhã seremos mais.

 

Fonte: Bloco de Esquerda na Mealhada