Paulo Ferreira, cordenador técnico da Secção de Natação da Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense, apresentou, recentemente, à direção geral da Associação da Cidade de Cantanhede, um documento técnico que preconiza consolidar as condições de trabalho oferecidas aos nadadores de alto rendimento na próxima época desportiva, que se iniciou recentemente.

O referido documento contempla ainda, os objetivos traçados pela equipa técnica que preconiza a continuação da presença dos jovens nadadores nos campeonatos europeus e do mundo, a integração nas seleções nacionais, atingir a meta de trinta nadadores na equipa principal e os mesmos trinta atletas na equipa de cadetes.

A cordenação técnica continuará a cargo de Paulo Ferreira, a equipa terá como técnico principal Ricardo Antunes, que será coadjuvado pelos treinadores Luís Conceição e Mário Ferreira.

As equipas de Cadetes vão estar sob o treino de Nuno Cruz que contará com o apoio de Paulo Ferreira, cabendo o acompanhamento da formação aos técnicos Alexandra Santos, João Evangelista, Ricardo Cardoso, Hugo Neto e Gonçalo Lourenço.

A seção contará igualmente com o acompanhamento de um conjunto de especialistas que irão trabalhar em colaboração com os técnicos, nomeadamente André Viegas, que será o fisioterapeuta, Catarina Augusto a nutricionista e Rafaela Pinto que trabalhará a área da psicologia.

O referido documento contempla ainda um breve balanço do que foi a época 2016/2017, no qual se destacam a presença de Diogo Marques na Taça do Mundo Aguas Abertas, que se realizou em Abu Dhabi, na participação na Taça do Mundo realizada em Setúbal que contou com a presença de Diogo Marques e Alexandre Coutinho e na participação de Diogo Coelho, Sara Alves e Diogo Marques no Campeonato Europeu de Juniores realizado em agosto, em Marselha.

Destaca-se igualmente as treze internacionalizações e as trinta e duas presenças dos nadadores da Sociedade Columbófila nas Seleções Nacionais.

Os resultados desportivos, tendo em conta as dificuldades sentidas num concelho com a dimensão populacional do de Cantanhede, foram dignos de registo, totalizando quarenta títulos de Campeão Regional, dois títulos Campeão Zonal Zona Norte e nove títulos de Campeão Nacional.

A presença nos pódios dos nadadores da Sociedade Columbófila, foi também uma constante, ao longo da época, totalizando quarenta e uma presenças em pódios nacionais e oitenta e oito regionais, conquistando igualmente os seus nadadores seis recordes nacionais e oito recordes regionais.

Os nadadores que integram as equipas nacionais, à imagem da última época desportiva irão participar em Provas Regionais, Nacionais, Meeting Internacionais, provas por convite e provas Internacionais.

Para encontrar a sustentabilidade deste projeto e tendo em conta estarem previstas deslocações às ilhas da Madeira e dos Açores, que vão certamente desequilibrar o orçamento da secção, a Sociedade Columbófila irá contar com os apoios do Município de Cantanhede, União de Freguesias de Cantanhede e Pocariça e dos seus atuais parceiros.

 

Fonte: Associação de Solidariedade Social Sociedade Columbófila Cantanhedense

Imagem: Facebook “Columbofila Cantanhedense”