Está tudo pronto para mais um ano letivo no Agrupamento de Escolas da Mealhada. Serão cerca de mil e novecentas crianças e jovens, do pré-escolar ao ensino secundário, distribuídas pelas diversas unidades escolares no Município. Uma das principais novidades deste ano letivo será a nível do pré-escolar, que terá resposta também no mês de agosto.

Este será o primeiro ano em que o ensino pré-escolar garante Atividades de Apoio à Família também no mês de agosto, à semelhança do que já acontecia no mês de julho. As atividades serão disponibilizadas no Jardim de Infância da Pampilhosa e nos Centros Escolares do Luso e Mealhada, que, durante este mês, receberão as crianças de outros jardins públicos no município, numa lógica de proximidade geográfica. Trata-se de uma resposta às famílias que, não podendo tirar férias neste mês, são confrontadas com a falta de resposta para as suas crianças.

A esta medida junta-se ainda a opção da Autarquia de contratualizar animadores sociais para as atividades de animação e apoio à família. De resto, tal como nos anteriores anos letivos, a Autarquia suporta inteiramente a componente de atividades como a música, o inglês e o exercício físico, no ensino pré-escolar.

Também a nível dos transportes, o investimento da Câmara Municipal da Mealhada é significativo já que garante a gratuitidade para os alunos do primeiro e segundo ciclos, desde que frequentem a escola da sua área de influência. No terceiro ciclo, mantém a gratuitidade, desde que frequente a escola da área de influência e que residam a mais de quatro quilómetros da mesma.

O Agrupamento de Escolas da Mealhada conta, este ano, com cento e sessenta crianças no pré-escolar, seiscentas e doze no primeiro ciclo, trezentas e trinta e oito no segundo ciclo, quatrocentas e noventa e quatro no terceiro ciclo e duzentas e setenta e oito no secundário (incluindo quinze no ensino profissional).

Como habitualmente, o Município, neste arranque de ano letivo, tem agendadas algumas reuniões que visam facilitar o trabalho de toda a comunidade escolar. Para dia 11 de setembro, pelas 9h 30m, no Cineteatro Municipal Messias, está marcada a receção à comunidade educativa, um momento em que são passadas informações essenciais a docentes e não docentes e que serve também para dar a conhecer o território municipal.

No dia 12, às 11 horas, na escola sede do Agrupamento, realiza-se uma reunião com os professores/técnicos de educação especial na qual serão apresentados os dados de diagnóstico dos alunos com Necessidades Educativas Especiais do município, bem como os projetos propostos e aprovados pela equipa de educação especial do Agrupamento e pela CIM.

Também neste dia, pelas 15h, irá reunir o Conselho Municipal de Educação para apresentação do Plano Estratégico para a Educação no Município da Mealhada. Este plano será apresentado à comunidade local, às 18h 30m, no Espaço Inovação Mealhada.

No dia 14 de setembro, a Autarquia promove um encontro com todos os agregados familiares de alunos com Necessidades Educativas Especiais, pelas 18h 30m, no auditório da Escola Profissional Vasconcellos Lebre, na qual serão também dados a conhecer o diagnóstico e os projetos para estes alunos.

 

Fonte: Câmara da Mealhada