No dia 10 de Agosto de 2017 na zona de Rio Covo, freguesia de Barcouço, concelho da Mealhada, sensivelmente pelas doze horas e trinta minutos teve início um incêndio florestal que durante quatro dias foi causando sobressalto em algumas aldeias da freguesia e muito trabalho para os bombeiros do concelho, do distrito de Aveiro e de Coimbra, bem como de um Grupo de Bombeiros do distrito de Lisboa, Militares e Operadores de Máquina de Rasto que, com muita coragem e esforço, evitaram que as consequências se tornassem mais devastadoras.

Muitos hectares de floresta ardida mas apenas duas situações de maiores danos materiais: o aviário de Pisão e um armazém de alfaias agrícolas na localidade de Grada. Nenhuma casa de habitação se perdeu embora muitas tivessem estado em perigo.

O mais importante, a vida humana, foi protegida apesar de tantos bombeiros, militares e civis terem estado empenhados neste duro combate.

Mas para além dos operacionais referidos anteriormente, houve muitos mais a participar no combate, nos bastidores de todo este teatro de operações e que tiveram um papel preponderante no sucesso da boa organização e logística levada a efeito e elogiada por todos.

Ao Exmo. Senhor CODIS (Comandante Distrital de Operações de Socorro) António Ribeiro; Exma. Senhora 2.º CODIS Paula Ramos; Comando Territorial da GNR de Anadia na pessoa do Exmo. Senhor Capitão Cláudio Lopes; direção AHBV Pampilhosa; Câmara Municipal de Mealhada: Exmo. Sr. presidente dr. Rui Marqueiro, vice-presidente, vereadores, administrativos, logística operacional e Gabinete Técnico Florestal Municipal; Junta de Freguesia de Barcouço, na pessoa do Exmo. Senhor Presidente João Duarte; Corpo de Escuteiros de Barcouço, Pampilhosa e Casal Comba; Jardim de Infância Odete Isabel; e Delegação no concelho da Mealhada da Cruz Vermelha Portuguesa.

A todas as pessoas que voluntariamente, e sem integrarem qualquer Associação ou Organização, se disponibilizaram e estiveram presentes em trabalho no Pavilhão Municipal de Barcouço aos que doaram géneros alimentares, aqueles que possa não me recordar mas estiveram presentes, todos os que nos querem bem….

 

Um grande Bem-Haja e OBRIGADO

 

Pela Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Pampilhosa

 

O Comandante em Regime de Substituição

Fernando M. Abrantes dos Santos