À entrada da Curia, a primeira paragem “obrigatória” é no Espaço da Rota da Bairrada, um local “nascido” na antiga Estação de Comboios, que “brinda” agora os visitantes e clientes com produtos regionais, artesanato, mas essencialmente com vinho de dezenas de produtores de toda a região da Bairrada. Só em 2016, passaram por aquele local perto de nove mil visitantes, oriundos dos quatro cantos do mundo. Em 2017, as estatísticas ainda não estão contabilizadas, “mas nota-se um aumento dos visitantes nacionais, tendo diminuído o número de turistas provenientes de Espanha e França”.DSC04016

O «Bairrada Informação» esteve no local cerca de uma hora e nesse tempo comprovou a procura do espaço. Conversámos com dois casais, um oriundo da Rússia e outro da Califórnia, ambos hospedados em Coimbra e sem qualquer ligação, mas que foram aconselhados do alojamento onde estão, a visitar o Espaço. “Para além da beleza do local e da oferta de produtos para venda, temos sempre provas de vinhos e os turistas apreciam muito isso”, explica Cristina Azevedo, cordenadora da Associação da Rota da Bairrada, acrescentando que “a Rota tem os seus clientes fidedignos de toda a região, que frequentam o espaço durante todo o ano”.

Inaugurado em abril de 2010, o Espaço da Rota, que está aberto durante os sete dias da semana, é considerado “importante para o desenvolvimento turístico e cultural da região” e isso “deve-se ao facto de ao longo do ano, esta associação se dedicar à implementação de actividades e parcerias, que vão desde, a degustação de vinhos, a promoção de jantares vínicos, visitas guiadas a caves, museus, quintas e unidades hoteleiras de alguns dos associados, que se dedicam de forma permanente à realização de experiências e programas relacionados com o enoturismo”.

Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, tece elogios “ao papel e trabalho preponderantes da Rota na promoção da região” e fala também no Posto de Turismo da Curia, recentemente, “registado como propriedade municipal”, passando da tutela do Turismo Centro de Portugal para a autarquia. “Foi consolidada uma situação que sempre existiu neste edifício que, para além de bonito, está muito bem localizado”, explica a autarca, garantindo que “a Rota promove toda uma região e o Posto de Turismo dá mais enfoque ao que é local e concelhio”.