“AnadiaSIM”, a rede de transporte de passageiros do concelho de Anadia, vai entrar em funcionamento na próxima segunda-feira, dia 4 de setembro, contemplando um Circuito Semanal e o Circuito Urbano de Anadia, diário. Prevê-se que o investimento camarário ronde os sententa e cinco mil euros por ano.

O Circuito Semanal fará a cobertura integral do concelho, servindo, uma vez por semana, cada uma das cinco zonas definidas. Desta forma, as partidas acontecerão em cinco pontos diferentes, designadamente Boialvo (segunda-feira), Escoural (terça-feira), Vila Nova de Monsarros (quarta-feira), Paredes do Bairro (quinta-feira) e Poutena (sexta-feira). Este circuito contempla paragens fixas regulares, assim como paragens flexíveis nas localidades menos povoadas, mediante marcação prévia pelo munícipe. A hora prevista de chegada a Anadia será às 10 horas, tendo em consideração que cada viagem demora aproximadamente quarenta e cinco minutos, podendo este tempo ser excedido, caso o circuito inclua paragens flexíveis. Estão definidos dois horários de regresso, com previsão de saída de Anadia às 13 horas e às 16h 10m.

O Circuito Urbano de Anadia realizará, diariamente, a cobertura da zona urbana da cidade, passando por alguns pontos onde a afluência é maior, e efetuando, ainda, a ligação à rede ferroviária nas estações da Curia e de Mogofores. O circuito será feito cinco vezes por dia.

Quanto aos bilhetes, o preço será de um euro para o primeiro circuito e de cinquenta cêntimos para o segundo, tendo sido fixado um desconto de cinquenta por cento para os titulares dos cartões Anadia Jovem e Anadia Sénior. Os montantes resultantes da venda dos bilhetes e da publicidade reverterão para o Município. Os veículos, com uma lotação mínima de dezanove lugares e com piso rebaixado, estarão afetos ao “Anadia SIM” em regime de exclusividade, e ostentarão predominantemente as cores do Município.

A criação desta rede visa a promoção de uma mobilidade sustentável que contribua para minorar o isolamento da população mais idosa, e que se constitua como potencializadora de uma mudança de hábitos dos habitantes e de uma redução da poluição e dos gastos energéticos. É ainda pretensão da autarquia organizar uma boa rede de transportes com deslocações seguras, confortáveis, com tempos aceitáveis e custos acessíveis.2017_AnadiaSim_trajectos_01

 

Circulação semanal

 

2.ª feira: Boialvo, Candieira, São Pedro, Avelãs de Cima, Pereiro, Avelãs de Caminho, São João da Azenha, Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro Saúde). Paragens flexíveis – Vidoeiro, Figueira, Pardeeiro, Ferreirinhos, Corgo de Baixo, Canelas, Chãs, Mata de Baixo e Coito.

 

3.ª feira: Escoural, Amieiro, Junqueira, Vale da Mó, Vale de Boi, Ferreiros, Moita e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vale de Avim, Fontemanha, Quintela, Saide e Saidinho.

 

4.ª feira: Vila Nova de Monsarros, Grada, Aguim, Tamengos, Mata, Curia, Póvoa do Pereiro e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Poço, Além do Rio, Parada, Algeriz, Monsarros e Horta.

 

5.ª feira: Paredes do Bairro, Ancas, Cabeço, Amoreira da Gândara, Póvoa do Mato, Fogueira, Casaínho, Sangalhos, Sá, Canha, Malaposta e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Vendas de Samel, Bemposta, Levira, Relvada, Portouro, Ribeiro de Sangalhos, Cabana, Grou e Madureira.

 

6.ª feira: Poutena, Torres, Vilarinho do Bairro, Melada, Banhos, Lameirinhas, Pedralva, S. Lourenço do Bairro, Óis do Bairro, Outeiro de Baixo, Outeiro de Cima, Espairo e Anadia (Centro de Saúde). Paragens flexíveis – Ribafornos, Azenha, Couvelha e Pedreira de Vilarinho.

 

Circuito Urbano

Malaposta, Famalicão, Arcos, Câmara Municipal / Loja do Cidadão, Pavilhão Municipal de Anadia, Bairro Dr. Sá Carneiro, Póvoa do Pereiro, Complexo Desportivo, Cineteatro, Estação da CP Curia, Curia, Espairo, Estação da CP Mogofores, Rua das Sobreiras / Centro Escolar de Anadia, Centro de Saúde de Anadia, Hospital / Lar José Luciano de Castro, Lidl, Continente, Minipreço.

 

 

Fonte: Câmara de Anadia