Na preparação da XII edição do Caramulo Motorfestival – Festival Internacional de Veículos Clássicos e Desportivos, que regressa à serra do Caramulo nos dias 8, 9 e 10 de Setembro, a organização apresenta os destaques e as novidades de um programa excepcional.

Um dos pontos altos do Caramulo Motorfestival será, como já é tradição, a Rampa Histórica do Caramulo, prova direcionada aos automóveis clássicos, históricos e de competição, nas categorias de velocidade e regularidade, que, este ano, volta a contar com a co-organização do Núcleo de Desportos Motorizados de Leiria.

Característicos do Caramulo Motorfestival, regressam o Rally Histórico Luso-Caramulo, a concentração Vespa Caramulo, o Passeio Histórico Salamanca-Caramulo, Passeio BMW M, o Encontro BMW Clube Portugal, o Passeio Honda S2000, o Passeio Ducati, o Encontro Porsche, o  Encontro das Cinquenta e o Passeio Citroën CX o Passeio Espanha Caramulo Club BMW Serie 3, que se estreia este ano vindo de Espanha. Para os veículos sem motores, regressa a Raiada, dedicada às bicicletas antigas. Há ainda um Drift Show, um Monster Truck Show, exibição de Karts, uma pista TT para todos os visitantes que se quiseram juntar em veículos de todo-o-terreno, a clássica parada militar sob o nome Jeep Attack! e a Feira de Automobilia do Caramulo, cujos visitantes ficarão habilitados a ganhar subidas de rampa entre outros prémios, a sortear nos dias de sábado e domingo.

A organização mantém a aposta numa programação abrangente e dirigida ao público em geral e às famílias em particular, que inclui atividades lúdicas e radicais Outdoor, parques infantis insufláveis, e bares e zonas chill out com música durante todo o evento.

Ao longo de todo o fim-de-semana, o público vai poder ainda deliciar-se com mais um clássico do Motorfestival que atrai todos os olhares: o espetáculo aéreo de aviões clássicos, a cargo do Aero Club Vintage e do Museu Aero Fénix, que conta com modelos históricos pilotados por experientes aviadores.

O Museu do Caramulo apresenta ainda a exposição temporária “Ferrari: 70 anos de paixão

motorizada”, que pretende contar a história da Ferrari através de modelos das várias décadas da marca. A exposição “Ferrari: 70 anos de paixão motorizada” é composta por diversos modelos únicos e raros, repletos de história, entre eles o Ferrari 195 Inter, o Ferrari 500 Mondial, o Ferrari 275 GTB Competizione, o Ferrari 250 Lusso, o Ferrari 365 Daytona, o Dino 246 GT, o Ferrari F40 ou o Ferrari Testarossa. Esta exposição pode ser visitada no museu, que estará aberto em horário alargado nos três dias do evento. No exterior, destaque para o Encontro Ferrari, destinado a todos os proprietários de automóveis da marca italiana – que visitarão o evento no Sábado, assinalando assim o aniversário da casa de Maranello.

 

Campeão do ParisDakar cinco vezes vai estar no Caramulo MotorFestival

 

Todos os anos, o Caramulo Motorfestival conta com a presença de pilotos veteranos, que participam no evento em competição ou apenas em demonstração, permitindo ao público ter um contacto direto com os mesmos. Este ano não é exceção, contando com um plantel de pilotos de luxo, tanto em automóveis como em motos, encabeçado pelos pilotos Cyril Neveu e Filipe Albuquerque.

Considerado como um dos mais aclamados pilotos de motos franceses, Cyril Neveu cyrilneveuparticipou em dez edições do mítico Paris-Dakar. Com uma longa carreira na competição motorizada, Cyril Neveu foi ainda organizador de inúmeros ralis tais como o Rallye Optic 2000 Tunisie, o Rallye Orpi Maroc, Maroc Classic, Megève – Saint-Tropez ou o Rallye Entre 2 Mers, vários deles orientados para automóveis clássicos.

Filipe Albuquerque descobriu a sua paixão pelo automobilismo com apenas oito anos quando experimentou um kart. Aos vinte e dois anos, fez o seu primeiro teste oficial aos comandos do F1 da Toro Rosso. Correu nas 6h de Spa e

Motorsports / DTM 2013, 5. Rennen Norisring, Audi Financial Services RS 5 DTM #6 (Audi Sport Team Rosberg), Filipe Albuquerque,  *** Local Caption *** Audi Communications Motorsport ### free of charge for press purpose only. If you need pictures for other purposes please contact Audi Communications Motorsport motorsport-media@audi.de

nas 24h de Le Mans, onde foi distinguido com o prémio ‘Melhor Rookie do Ano’ e foi ainda Vice-Campeão do European Le Mans Series.

Além destas duas estrelas o Caramulo Motorfestival vai contar ainda com os seguintes pilotos:

Tiago Magalhães

Actual Campeão Nacional na classe Superbikes, corre na Aprilia Portugal Racing Team.

 

Joaquim Jorge

Tendo iniciado a sua carreira nos Kartings em 1983, o piloto Joaquim Jorge, que participa este ano na Rampa Histórica do Caramulo, é o recordista de títulos (15) de campeão nacional, em ralis e velocidade, de clássicos.

 

Francisco Sande e Castro

O ex-Vice-Campeão Europeu do Troféu Citroën e veterano do Rally Paris-Dakar, onde participou por duas vezes ao volante de um UMM, regressa à Rampa do Caramulo onde correu nos anos oitenta.

 

Filipe Lourenço

Uma das revelações no desporto sobre duas rodas, Filipe Lourenço corre actualmente na Aprilia Portugal Racing Team onde luta pelo título do Troféu Motoval.

 

Rodrigo Correia

Com apenas treze anos de idade, o piloto que está a disputar o Campeonato Nacional de Ralicross irá percorrer o palco do Caramulo aos comandos do seu Karting, ou da sua Mini Moto4, em quatro ou duas rodas, como já é tradição.

 

Fonte: Museu do Caramulo