Roda Viva – Loja Social do Município de Mealhada distribuiu cerca de oitenta conjuntos de material escolar por crianças do primeiro ciclo e do secundário.

No início do passado ano letivo esta entrega já tinha ocorrido, mas, este ano, o kit escolar foi reforçado, quer em termos de abrangência (já que o apoio foi estendido aos alunos do oitavo e nono anos, quando em 2016 apenas foram contemplados os do primeiro ciclo, quinto, sexto e sétimos anos) quer em termos de conteúdo. Além de cadernos, dossiês, lápis, canetas, mochilas, os conjuntos são compostos ainda por material de desenho, réguas, compassos, entre outros. A maior parte do material distribuído foi adquirido pela autarquia, com fundos gerados a partir de iniciativas  e projetos dinamizados pelo Setor de Ação Social. Alguns destes bens, nomeadamente as mochilas, foram doados por um dos parceiros do projeto.

“O início do ano escolar é sempre um período que obriga a um esforço financeiro que não deve ser alheio ao Município. Não devemos restringir o apoio às diretivas da Administração Central no que respeita à ajuda às famílias. Muitas vezes as dificuldades financeiras poderão ser mais um entrave para quem já se sente desmotivado, mas devemos incentivar crianças e jovens a não desistirem de estudar. Dizer-lhes que o Município está cá para ajudar na tentativa de alcançar um futuro promissor”, sublinha Arminda Martins, vereadora da autaruia e responsável pelo pelouro da Ação Social.IMG_1056 cópia

A Roda Viva – Loja Social apoia atualmente cerca de trezentos e cinquenta agregados familiares em situação de vulnerabilidade e com dificuldades financeiras através da distribuição de bens alimentares, roupa, calçado, brinquedos, móveis, têxteis e utensílios para casa, bem como co ações imateriais, nomeadamente de promoção da autoestima, com o devido acompanhamento dos beneficiários por parte dos Serviços de Ação Social do Município.

A Roda Viva – Loja Social do Município de Mealhada é uma resposta social inovadora e integradora, dinamizada pelo Gabinete de Acão Social, que funciona como um espaço de partilha e solidariedade para com os munícipes mais carenciados. Neste espaço a autarquia conta com a colaboração de cerca de quatrocentos doadores aos quais se juntam vários voluntários.

 

Fonte: Câmara da Mealhada