O Turismo Centro de Portugal aprovou, no dia 20 de julho, no Bussaco, em assembleia-geral, um orçamento de cinco milhões e meio de euros para o ano de 2018. Quem o garantiu, ao «Bairrada Informação», foi Pedro Machado, presidente do Turismo Centro de Portugal, que divulgou ainda que foram apresentados dois novos projetos: “um relacionado com a implementação de um observatório, que permita conhecer melhor o perfil dos turistas; e outro que se prende com a criação de roteiros ‘Walking & Cycling’ no centro do país”.

“Conhecer melhor o perfil dos turistas e o volume de negócios das empresas” é o mote para a criação de um Observatório da Turismo Centro de Portugal. “Vamos recolher informação, auscultar as empresas e empresários, para depois podermos organizar uma estratégia de marketing”, divulgou, ao nosso jornal, Pedro Machado, abordando assim “o Observatório do Turismo do Centro de Portugal, projeto que está em marcha e que irá constituir uma referência na monitorização da atividade turística”.

Foi ainda apresentado os roteiros de “Walking & Cycling”. “Este projeto insere-se na reestruturação do turismo ativo, através dos roteiros pedestres que temos no Centro de Portugal e que são muitos. Com isto estamos a potenciar o turismo cultural, gastronómico e muitas outras componentes”, explicou.

Pedro Machado referiu ainda que “o Plano de Atividades mantém a estratégia já definida nos anos anteriores” e que assenta no “Turismo Patrimonial e Cultural; Turismo de Natureza, Ativo e Mar; Turismo Residencial; e Turismo Tecnológico e Científico”.

E acerca das linhas de ação, o presidente do Turismo Centro de Portugal enumera que são, fundamentalmente, “sustentabilidade e coesão do território; ‘branding’ e ‘marketing’ territorial; comunicação e publicidade; e investimento em recursos humanos e respetiva formação e qualificação”.

O Orçamento para 2018 foi aprovado, por unanimidade, numa reunião que se realizou no Palace Hotel do Bussaco, numa política de “descentralização” adoptada pelo Turismo Centro de Portugal.

 

Fotografia Facebook “Turismo Centro de Portugal”