Depois do iogurte, do creme das mãos, das gomas e do “chá poeirinho”, a Escola Profissional de Anadia tinha “guardado” para o final do ano letivo a apresentação do gelado com sumo de uvas da Bairrada, infusões com rosas e base de nata. Alunos e professores deram a conhecer o novo produto no “Anadia Capital do Espumante – Feira da Vinha e do Vinho” e o sucesso foi tanto que foram dados a provar dez litros de gelado.19260400_691589361048673_7589973279578269081_n

Pelo menos que se saiba, foi nos anos de 1993 e 1994, no mês de junho, que se realizou nos Jardins do Palace Hotel da Curia o evento “A Rosa e o Vinho”. “Fazemos prova disto com dois cartazes do evento, organizado pela Câmara Municipal de Anadia, Comissão Vitivinícola de Bairrada e Junta de Turismo, que pretendia atrair mais pessoas à Curia”, começou por explicar, ao «Bairrada Informação», Liliana Duarte, cordenadora do curso de Viticultura e Enologia e também dos projetos inovadores relacionados com esta formação.

Da ideia da “festa antiga” surge este “gelado com sabor a casta baga e aroma de rosa”. “A estreia aconteceu na ‘Feira da Vinha e do Vinho’ e a aceitação foi enorme. Até agora as pessoas queriam provar o iogurte, mas como surgimento do gelado, a procura foi ainda maior”, continuou Liliana Duarte, que prossegue, esta semana, com a oferta de degustação na “ExpoBairrada”, em Oliveira do Bairro.

E foram necessários cerca de três meses para que este gelado ganhasse “vida”. “Todos os produtos são caseiros, naturais, e é necessário um tempo para se afinar a cor e a quantidade de rosas”, acrescentou a cordenadora do curso de Viticultura e Enologia da Escola Profissional de Anadia, que assume que “o medo de encontrar o sabor da rosa num produto alimentar era grande”.geladoBagaFresh

Receio já ultrapassado com a procura que a prova tem. “O sucesso foi garantido!”, enaltece Liliana Duarte, que enfatiza que o objetivo essencial na criação destes produtos é o “de estimular a criatividade dos alunos, dos três anos do curso, bem como o da partilha de experiências entre si”.

Todo o processo do gelado “Baga Fresh” foi realizado em laboratórios da Escola Profissional de Anadia, assim como também já tinha sido o Iogurte Baga Delicatessen que, no início deste ano, foi alvo de interesse por parte de uma empresa agro-alimentar portuguesa, que chegou a visitar a instituição de ensino para conhecer todo o processo do produto.