A Mealhada foi, na tarde de 9 de julho, o palco escolhido para receber a Sessão de Discussão para a construção do Manifesto Autárquico Jovem da Juventude Socialista, acolhendo camaradas oriundos dos distritos de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda e Viseu.

Na sessão de abertura, o presidente da Câmara da Mealhada, Rui Marqueiro, saudou todos os jovens presentes que se juntaram para pensar uma nova agenda para o poder local e agradeceu a escolha da Mealhada como fórum desta importante discussão. Realçou ainda que o contributo dos jovens é essencial para a construção de uma sociedade onde todos têm uma palavra a dizer.

O Secretário Geral da Juventude Socialista, o deputado Ivan Gonçalves, destacou a importância desta iniciativa que permite que os jovens socialistas construírem um caderno reivindicativo de propostas e ideias para os seus concelhos, contributo esse que possibilita a existência de comunidades mais desenvolvidas, justas e equilibradas, com oportunidades para todos.

A presidente da Juventude Socialista da Mealhada, Joana Sá Pereira, encerrou a sessão de trabalhos, agradecendo a presença de todos os camaradas que deram um contributo fundamental para a elaboração do Manifesto no concelho da Mealhada, destacando o facto de existir um executivo municipal que tem sido um exemplo de abertura e permanente diálogo intergeracional, que tem sabido ouvir e acolher as propostas que designadamente os mais jovens apresentam.

Na Quinta dos Três Pinheiros estiveram reunidos jovens de cinco distritos que elaboraram o Manifesto Autárquico Jovem, cujos contributos centraram-se em áreas como a educação, cultura e lazer, o emprego, a saúde e habitação, o ambiente o urbanismo e a mobilidade, a participação e qualificação da democracia, e, por fim, a tecnologia e inovação.

As propostas recolhidas em todo o país serão reunidas e constarão da versão final do Manifesto Autárquico Jovem que a Juventude Socialista apresentará brevemente.

 

Fonte: Juventude Socialista Mealhada