O nono aniversário da Biblioteca Municipal de Anadia foi comemorado, no dia 3 de julho,  em festa, na presença de mais de uma centena de utilizadores que não quiseram perder a inauguração da “Sala de Leitura ao Ar Livre”, um espaço que vem dar resposta à enorme “afluência de público em épocas de exames”.

“Há dois anos conseguimos reintegrar na Biblioteca mais trinta lugares sentados e, na altura, pensámos que o ‘problema’ estava resolvido, mas não. A procura é imensa…”, começou por dizer Teresa Cardoso, presidente da Câmara Municipal de Anadia, enaltecendo as obras que estão em curso no espaço exterior e “que trarão ainda mais espaços de lazer”.

“Hoje inauguramos mais uma sala com trinta e sete lugares, acesso ao wireless e ao ar livre. Um espaço que será um complemento ao interior”, continuou a autarca, garantindo que “quanto melhores forem as condições da Biblioteca, mais utilizadores vão querer estar aqui”. “E este espaço resulta precisamente de uma análise das necessidades das pessoas”, enfatizou.

Para a edil “a Biblioteca representa um universo de potencialidades, onde têm sido desenvolvidos vários projetos sociais”. “Tirem o máximo proveito ‘dela’ porque isso é a razão da sua existência”, disse ainda, enaltecendo “o empenho e profissionalismo dos seus colaboradores”.

Na cerimónia da tarde de 3 de julho, houve “ainda espaço para a atribuição dos prémios da nona edição do concurso escolar ‘Ler & Aprender’, uma iniciativa que o Município de Anadia vem realizando com o objetivo de promover a leitura e a escrita criativa através da produção de textos literários, e, ainda, a entrega dos prémios aos vencedores do concurso de poesia ‘Letras da Primavera’, que teve Anadia como mote”.

“Estas iniciativas são uma forma de fortalecer os laços entre a Biblioteca e a comunidade”, referiu Sónia Almeida, responsável pela Biblioteca de Anadia, acrescentando que “mais de vinte por cento da população” do concelho anadiense já está inscrito na Biblioteca.

“Para encerrar foram anunciados e distinguidos os ‘Utilizadores do Ano’ nas categorias ‘Projectos Especiais’ e ‘Utilizadores’, uma singela homenagem a todos quantos fazem da Biblioteca Municipal de Anadia um parceiro e uma casa, respetivamente”, lê-se numa nota de imprensa da autarquia.

 

Galeria de fotografias em https://www.facebook.com/bairradainformacao/