Começa já hoje, sexta-feira, dia 30 de junho, o programa de animação “Verão é na Mealhada”, que foi apresentado, na manhã de 29 de junho, na Câmara Municipal da Mealhada. Serão três meses de atividades, que iniciam hoje com o MeaJazz, o primeiro Festival de Jazz na Mealhada.

O executivo camarário deliberou a atribuição de sessenta mil euros para esta animação, produzida pela Escolíadas – Associação Recreativo-Cultural, na cidade da Mealhada, para os meses de julho, agosto e setembro. Se por um lado, Rui Marqueiro, presidente da autarquia, quer contribuir “para a dinamização da economia”, por outro, diz querer proporcionar “momentos de lazer aos munícipes”.

O programa começa hoje com o MeaJazz, em evento pioneiro que juntará sete grupos de cinco países, nas noites desta sexta-feira e de amanhã, com início às 21h 30m, na Quinta da Nora, no centro da cidade da Mealhada.

As “Quartas em Festa” estão também prometidas durante os três meses, com insufláveis, pinturas faciais, piscina e festa da espuma. Actividades designadas de “Criaturas Mágicas”.

A 15 de julho, um sábado, o Parque da Cidade da Mealhada vai estar “em festa”, com um evento “para toda a família”. “Vamos ter um trampolim gigante, ‘Water Ball’ (bolas em que as pessoas andam lá dentro) e muita animação”, referiram os técnicos da Câmara que estão envolvidos na divulgação do programa. “Nesse dia, haverá Arraial Popular, com Quim Barreiros e os grelhados serão oferecidos a quem estiver no Parque”, acrescentaram.

A 21 e 22 de julho e a 15 e 16 de setembro, o comércio na Mealhada associa-se ao evento, estando os lojistas com “as portas abertas”, para além do horário normal de funcionamento, também das 21h às 24 horas.

“Nestes fins de semana haverá um palco móvel com artistas. O palco fixo será destinado, no dia 21, ao fado, altura em que decorrerá também um concurso de gastronomia, e no dia seguinte, a Quinta da Nora, na cidade da Mealhada, recebe um desfile de moda”, acrescentaram ainda os elementos da organização, garantindo que “um deles será apresentado pela Carolina Patrocínio”.

A 12 de agosto, Dia Mundial da Juventude, realiza-se, tal como no ano passado, no Parque da Cidade, o evento “Juventude Fora da Caixa”, com “touro mecânico, festa da espuma ‘Glow’ (com cores) e as atuações de ‘Insert Coin’ (da qual faz parte João Paulo Sousa, apresentador Curto Circuito da Sic Radical) e um ‘disc jockey’ de hip hop”.

O dia 2 de setembro está destinado a “um jogo gigante na rua com espuma, água, puzzle e muitas outras actividades. Todas em tamanho gigante e destinadas às família e a grupos de amigos”.

Os dias 8 e 9 de setembro serão de Festival de Samba, uma organização da Associação de Carnaval da Bairrada, onde actuam as quatro escolas que desfilam no Carnaval Luso Brasileiro da Bairrada e ainda as convidadas, provenientes de vários pontos do país.

Em conclusão, aquando da conferência de imprensa, Rui Marqueiro afiançou que “a maioria dos comerciantes apoiam esta iniciativa”. “No ano passado, as críticas foram positivas e os comerciantes pediram para repetirmos e até aumentarmos”, concluiu o edil.

 

PROGRAMA (completo)

 

Às quartas na cidade 

5, 12, 19, 26 de julho l Jardim Municipal, ruas pedonais

6,13 de setembro 

Tema: Criaturas mágicas

Tardes animação para crianças: insufláveis, música, dança, festa da espuma, piscina

 

Parque em Festa

15 de julho l Parque da Cidade da Mealhada

Dia repleto de atividades para toda a família. Touro mecânico, Bumper balls, trampolim gigante.

Quim Barreiros 

Arraial Popular com oferta de grelhados

 

 

Comércio em Festa

21 e 22 de julho l Mealhada

15 e 16 de setembro l Mealhada 

 

O Comércio em Festa volta a realizar-se, mas com muito mais animação. Os comerciantes são novamente desafiados a terem portas abertas entre as 21h e as 24h e a mostrarem os seus produtos e promoções aos consumidores.

A noite começa com um espetáculo de música, por exemplo de fado, e será preenchida com um grande desfile de moda, apresentado por caras conhecidas, como a apresentadora de televisão Carolina Patrocínio, e por pequenos apontamentos que cruzam a moda com o teatro. O palco móvel voltará a percorrer as artérias comerciais da cidade com atuação de dj’s.

 

Kids Festival

29 de julho l Mealhada

Vários espetáculos para as crianças e famílias

Feira sem regras

 

Juventude Fora da Caixa

12 de agosto l Parque da Cidade

Este dia dedicado à Juventude conta com inúmeras atividades, como guerra de balões de água, touro mecânico ou as bumper balls.

Glow Night Out com Insert Coin – A dupla João Paulo Sousa e Joel Rodrigues (apresentador do Curto Circuito, programa da SIC Radical) promete uma noite verdadeiramente fora da Caixa.

Concerto de Profjam 

 

Crazy Games

1, 2 de setembro l Mealhada

Jogo dedicado a toda a família. Várias equipas irão participar numa corrida de obstáculos (tinta glow, balões de água, espuma, puzzle gigante, labirinto)

 

Festival de Samba

8, 9 de setembro l Mealhada

O festival de Samba, coorganizado com a Associação de Carnaval da Bairrada, volta a trazer à Mealhada o samba, com os espetáculos das escolas locais e das suas convidadas, oriundas de vários pontos do país.

 

Imagem: Rota da Bairrada