Serão mais de duzentos os participantes nas Marchas Populares, que vão sair à rua, esta tarde de terça-feira, dia 27 de junho, no coração da cidade da Mealhada. As Instituições Particulares de Solidariedade Social juntam-se assim, mais uma vez, no 13.º Encontro Interinstitucional da Rede Social da Mealhada. “Este é um momento muito importante para os utentes das IPSS. Lembra-lhes as vivências do passado”, declarou, ao «Bairrada Informação», Arminda Martins, vereadora na autarquia e responsável pelo pelouro da Ação Social.

“O evento, organizado pela Câmara Municipal e pela Rede Social, pretende proporcionar, a todos, momentos culturais e de lazer alusivos às marchas populares”, bem como, “promover o convívio entre as várias instituições”, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara, sobre o evento que, para além, de duzentos participantes nas Marchas, conta com muitos outros a participarem nas músicas e na assistência.

A participarem na iniciativa, aberta ao público e gratuita, vão estar a Associação Desportiva Cultural e Recreativa de Antes; Associação Jovens Cristãos de Luso; Casa do Povo da Vacariça; Casa da Criança D. Maria do Resgate Salazar – Fundação Bissaya Barreto; Centro de Assistência Paroquial da Pampilhosa; Centro Social Comendador Melo Pimenta; Centro Paroquial de Solidariedade Social de Ventosa do Bairro; Centro Social da Freguesia de Casal Comba; Jardim de Infância Dr.ª Odete Isabel; Jardim de Infância de Sant’Ana; Santa Casa da Misericórdia da Mealhada; Associação CADES – Cooperação Artística, Desportiva, Educativa e Social; Centro de Santo Amaro – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente Mental Anadia e Centro Social Melo Pimenta.

SONY DSC
SONY DSC

O encontro interinstitucional conta ainda com o apoio dos Bombeiros da Mealhada, Bombeiros da Pampilhosa, Cruz Vermelha – Delegação da Mealhada, Associação Recreativa de Ventosa do Bairro, o Rancho Infantil de Ventosa do Bairro, Guarda Nacional Republicana, Sociedade de Água do Luso, e comércio local.

“Algumas instituições ‘partem’ dos Correios da Mealhada até à Metinha e voltam até ao ponto de partida; outras partem da Metinha até aos Correios. As coreografias, muitas com som vivo, acontecem em frente ao Tribunal”, referiu Arminda Martins.

A animação começa bem cedo com gaiteiros pelas ruas da cidade, das 10h às 16 horas. Nesta altura iniciam-se as Marchas Populares. Pelas 19 horas a cidade contará com música ambiente e, pelas 21h 30m realizar-se-á um “Arraial Popular”, com a Marcha da Barqueira (Taveiro) e Banda Francisco Saldanha.

“Lançámos também o desafio aos comerciantes para que possam dinamizar os seus espaços, as ruas e as montras”, concluiu ainda Arminda Martins.

 

Fotografias da Câmara da Mealhada referentes à edição de 2016