Eduardo Gomes Fernandes, de quinze anos, atleta de Natação do Hóquei Clube da Mealhada, é a prova viva do desgaste físico que muitas modalidades, pela exigência que requerem aos níveis de horários e de persistência nos treinos, provocam nos seus praticantes. Consciente disso, o jovem, natural de Casal Comba, procurou na Medicina Chinesa e na Osteopatia “a lufada de ar fresco” que precisava.

Na última época, Eduardo Gomes Fernandes atingiu o primeiro lugar nacional no Campeonato Nacional de Fundo; foi campeão nacional nos 100 e 200 Livres; vice campeão nos 400 Livres; atingiu o segundo lugar nos 200 Estilos; e foi vice campeão nacional na prova de Nadador Completo.

E foi, “depois dos nacionais”, no passado mês de abril, que o jovem procurou a Medicina Chinesa e Osteopatia, por se sentir “fisicamente esgotado”. “Nos treinos sentia-me muito cansado. Não me sentia a nadar bem e sentia-me torto….”, confessou, explicando da melhor forma possível, o que, na altura, o incomodava.

Focadas no tratamento de promoção de “alto rendimento desportivo”, Paula Gradim, especialista de Medicina Chinesa, e Rita Fernandes, osteopata, explicaram, ao «Bairrada Informação», as técnicas que têm sido usadas.

“Começámos por uma massagem desportiva, seguida de alongamento”, diz-nos Rita Fernandes. “Segue-se a ventosoterapia, deslizante e fixa, para as contraturas das costas e que estimula a fexibilidade dos músculos. De seguida, é utilizada a acupuntura, para o aumento do rendimento desportivo, e eletroestimulação para tonificação muscular”, acrescenta Paula Gradim.

No final, é ainda colocado um Kinesio Taping para “prolongar o efeito do tratamento”, diz ainda Rita Fernandes, acrescentando que, após o diagnóstico inicial, “foi detetada uma dismetria (diferença no comprimento das pernas), que também foi já corrigida”.

“Temos noção, até pelo “feedback” do Eduardo, que ele se sente com uma capacidade maior, e mais positiva, para encarar os treinos, as provas e os testes”, garante Paula Gradim, que junto com Rita Fernandes, acompanha o atleta em sessões antes das provas e depois destas acontecerem.

Nas últimas três épocas, Eduardo Gomes Fernandes alcançou quarenta titulos. Neste momento, a defender provas de Juvenil B, o jovem ambiciona “alcançar ainda mais titulos nacionais”. “Todos os que me forem possíveis”, afirmou ao «Bairrada Informação».

Eduardo Gomes Fernandes treina diariamente, “às vezes mais do que uma vez por dia”. “Duas vezes por semana, faço treino em piscina, às 6h 15m, antes de ir para escola. O objetivo é chegar à seleção nacional”, confessa o jovem atleta, que não descura as obrigações escolares, estando até no Quadro de Excelência. “Vou mudar para a Escola Secundária da Mealhada. Vou para o décimo ano…”, diz, orgulhoso, Eduardo Gomes Fernandes.

 

Imagem capturada numa sessão pública realizada aquando da Festame – Feira do Município da Mealhada