O Cineteatro Municipal Messias, na cidade da Mealhada, recebe hoje, sexta-feira, dia 23 de Maio, o “I Congresso Internacional de Geriatria e Saúde Mental”, organizado pela Replicar Socialform. “Longevidade e Cuidados de Saúde”, “Respostas Sociais em Geriatria e Saúde Mental”, “Treino da Memória”, “Projetos Inovadores em Geriatria e Saúde Mental” são os painéis discutidos, neste “encontro”, onde estão inscritos mais de três centenas de participantes.

O Congresso contará com um painel de oradores nacionais e internacionais de elevado reconhecimento e experiência nas áreas da geriatria e saúde mental, que abordarão temas desde os cuidados de saúde inerentes à longevidade, à intervenção e reabilitação em geriatria e saúde mental, com destaque para projectos inovadores nestas áreas.

“Sendo estas temáticas cada vez mais emergentes e uma preocupação no contexto global, devido ao crescimento exponencial da população idosa em todo o mundo, e, em particular, das situações de demência, é premente, mais que uma reflexão, estabelecer programas adequados à prevenção e reabilitação desta população”, lê-se num comunicado de imprensa da Câmara da Mealhada (entidade parceira no evento), que acrescenta que o grande objetivo do Congresso é o de “divulgar o que de melhor se está a desenvolver nestas matérias, junto de dirigentes e profissionais das áreas da saúde, sociais e humanas, que intervenham com a população geriátrica e de saúde mental, em contexto institucional, clínico ou comunitário”.

Na abertura oficial do evento estiveram presentes Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada; Manuel Ruivo, diretor do Centro Distrital da Segurança Social de Aveiro; Carlos Cortes, presidente da Secção Regional do Centro da Ordem dos Médicos, em representação do Bastonário do órgão; Sérgio Viana, vogal da direção da Delegação Regional do Centro da Ordem dos Psicólogos, em representação do Bastonário; e ainda Rui Maia, diretor da Replicar Socialform. Ver reportagem a publicar no «Bairrada Informação» durante o fim de semana.

Ao longo do dia haverá vários momentos musicais e o “encontro” termina com   uma degustação das “Maravilhas da Mealhada”, entre elas, o pão, o vinho e o leitão.

O encerramento do evento será feito por Mário Pinto, assessor para a Saúde da Casa Civil da Presidência da República.