Tal como no ano passado, a vila termal do Luso receberá um programa de animação nos meses de verão. A panóplia de eventos, promovida pela associação local AquaCristalina, acontece, de 1 de julho a 24 de setembro, e é apoiada pela Câmara Municipal da Mealhada e Junta de Freguesia do Luso.

Rotas guiadas, sessões de cinema de literatura, bailes, oficinas, animação de rua e infantil, momentos desportivos, concertos, teatros, eventos temáticos (como o Arraial de Verão) e ainda uma “Romaria à moda antiga”, já no final do programa. Tudo isto, e muito mais, faz parte do programa de animação de Verão para a vila do Luso, onde todas as atividades são gratuitas.

“Luso, vila termal… o lugar onde tudo acontece” é o slogan do programa cultural e recreativo, que está orçado em oitenta e dois mil euros. “A Câmara Municipal contribui com sessenta mil euros, a Junta de Freguesia de Luso com doze mil euros e o restantes serão receitas próprias”, lê-se numa nota de imprensa da autarquia.

E para Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, “o slogan não podia ter sido mais feliz”, conforme referiu na conferência de imprensa, que se realizou na manhã de 14 de junho, no Grande Hotel do Luso. “O programa de 2017 é seguramente o melhor e mais diversificado de sempre”, enalteceu.

“Temos de oferecer aos aquistas e a todos os demais visitantes propostas de animação de rua de qualidade e uma ocupação aos sábados à noite e domingos à tarde capaz de os fixar no Luso ou fazer regressar mais tarde”, disse ainda o edil, salientando que “esta é uma das formas que a Câmara Municipal e demais parceiros têm de ajudar a economia concelhia, nomeadamente, a hotelaria e a restauração da freguesia de Luso”.

E a aposta tem funcionado, segundo Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia de Luso. “Fruto da programação de verão em anos anteriores, o Luso tem vindo a registar um aumento de procura à noite e aos fins de semana”, elogiou.

Já Inês Seabra, da AquaCristalina Associação e produtora do programa “Luso, vila termal… o lugar onde tudo acontece”, assume que a animação visa isso mesmo, “ser um complemento ao turismo de qualidade” e que, na sua opinião, “tem atingido muito bem esse objetivo”.

No fim de semana de abertura, o programa conta com a sessão de cinema “A Ovelha Choné, o filme”, na Alameda do Casino a 1 de julho. No dia seguinte, pelas 16 horas haverá “Baile Folk: Bailómondo”.

Recordamos que o executivo da Câmara da Mealhada aprovou, por unanimidade, na última reunião municipal, que se realizou na manhã de 5 de junho, as animações de verão na Mealhada e no Luso, que abrange também as animações de Natal. No caso da Mealhada, a animação estará a cargo da Associação Escolíadas.

 

Legenda da foto: Inês Seabra, da associação AquaCristalina, Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, e Claudemiro Semedo, presidente da Junta de Freguesia de Luso