Os alunos da turma 8.º C, da Escola Básica N.º 2 da Mealhada, que arrecadaram, recentemente, o segundo lugar, num concurso intermunicipal de empreendedorismo, foram, na manhã de 5 de junho, agraciados com um “Diploma de Mérito”, por parte dos vereadores da Câmara Municipal da Mealhada. Designado de “CheiraàBairrada”, o projeto, que promoveu as “4 Maravilhas da Mealhada – Água, Pão, Vinho e Leitão” na Expo Mortágua 2017, ainda contou com o lado solidário, tendo os alunos “oferecido” aos Bombeiros da Mealhada e Pampilhosa um “cheque” no valor de setecentos e cinquenta euros.

O “CheiraàBairrada” foi um projeto desenvolvimento por um turma do Agrupamento de Escolas da Mealhada que, segundo os seus mentores, representa “uma refeição individual de excelência reunindo todos os produtos da Bairrada”, uma vez que cada embalagem contém “uma garrafa das pequenas de espumante, uma garrafa de água do Luso, uma sandes de leitão e uma laranja”.

Na apresentação que os alunos fizeram na reunião pública da autarquia da Mealhada, enfatizaram ainda o facto da “embalagem ser amiga do ambiente e poder servir facilmente de ‘toalha’ para um piquenique”. “Serve para facilitar uma refeição ou ainda, para quem passe pela Bairrada, para levar para oferecer”, explicaram ainda os alunos.

“É muito bom partilhar as alegrias, principalmente nesta situação em que houve tanto empenho por parte dos alunos e dos professores”, elogiou Ilda Ribeiro, professora da turma, agradecendo “a preciosa ajuda da professora Guida Lacerda e dos patrocinadores do projeto”.DSC02929

“Este foi um projeto que envolveu muitas pessoas e o facto de, no final, com os resultados monetários da venda de packs, os alunos quererem fazer uma doação aos Bombeiros, é um bonito gesto solidário e um agradecimento pelas ações que fazem na escola”, acrescentou ainda.

Fernando Trindade, do Agrupamento de Escolas da Mealhada, apelou a que a iniciativa “mais do que ganhar prémios, sirva para incentivar os alunos ao espírito empreendedor”. E também Rui Marqueiro, presidente da autarquia, elogiou a iniciativa, chegando a perguntar qual o preço que os alunos queriam pela patente da marca.

Esta iniciativa, promovida pela Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM-RC) enquadra-se no projecto “Promoção do Espírito Empresarial da Região de Coimbra”, sendo co-financiado pelo Programa Operacional Regional Centro 2020 e pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER). O resultado final, aconteceu em Mortágua, no dia 27 de maio, altura em que os alunos da Mealhada aproveitaram “para fazer negócio”, vendendo os packs, nomeadamente, o mais completo a 7,50 euros.

Solidariedade não faltou no “CheiraàBairrada”DSC02940

O resultado – setecentos e cinquenta euros – foi entregue, na manhã de 5 de junho, aos representantes das Associações Humanitárias dos Bombeiros Voluntários da Mealhada e da Pampilhosa. Nuno Semedo, da corporação mealhadense, declarou: “Para além de ser importante a ajuda monetária, significa também o reconhecimento da população dando, desta forma, força à missão dos Bombeiros”.