A União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, realizou no passado dia 28 de Maio de 2017 o 4.º passeio sénior para os idosos da União das Freguesias.

O passeio teve uma adesão de 209 idosos, dos quais 40 de Arinhos, 7 da Póvoa do Garção, 46 de Ventosa do Bairro, 66 de Antes e 50 da Mealhada.

Da organização, e para dar apoio a todos os seniores, participaram 6 pessoas, João Santos, Fernando Parreira, Benjamim Almeida, Sofia Lousado, Graça Batista e José Calhoa.

O passeio com os 4 autocarros juntos, iniciou-se junto do acesso à autoestrada, com a prévia recolha pelos lugares da União das Freguesias, com a partida pelas 8.30h, dentro do horário previsto.

A primeira paragem foi na área de serviço da A3, Águas Santas, para que quem o pretendesse, aliviar as suas necessidades fisiológicas, desentorpecer as pernas, e beber um café. Seguiu-se depois para o Bom Jesus de Braga.

Chegados ao Bom Jesus, deram-se instruções de que a visita era livre, e os seniores embrenharam-se na densa mata que envolve este santuário, e individualmente ou em grupo fizeram a visita à monumental igreja, à zona da cascata, às escadarias e à zona do funicular.

Este santuário católico, dedicado ao Senhor Bom Jesus, constitui-se num conjunto arquitetónico-paisagístico integrado por uma igreja, um escadório onde se desenvolve a Via Sacra do Bom Jesus, uma área de mata (Parque do Bom Jesus), alguns hotéis e um funicular (Elevador do Bom Jesus).

Depois da visita ao santuário, rumou-se em direção à Quinta da Malafaia, Esposende, para o almoço convívio entre todos os seniores. O espaço, imponente e grandioso, com um ambiente típico e tradicional, marcadamente minhoto, dispunha de lugares sentados para todos os seniores, lugares esses que tinham sido previamente marcados pela União das Freguesias. O almoço decorreu num clima de partilha, em que todos usufruíram do farnel que prepararam antecipadamente para o repasto.

Desde atuação de artistas da região, à dança e às marchas populares, até ao vinho verde e sangria, tudo esteve disponível para todos usufruírem ao máximo da animação proposta pela Quinta da Malafaia. A animação foi uma constante, que proporcionou a todos momentos de alegria e diversão.

Depois de almoço, e seguindo as orientações da hora marcada, seguiu-se rumo à Mealhada, onde se chegou por volta das 19h.

Durante o passeio, e em conversa informal e de circunstância com alguns seniores, os mesmos foram dizendo que estavam a gostar imenso deste passeio, e que a Junta da União das Freguesias, e mais uma vez, se tinha lembrado dos seus seniores, e que era de louvar esta iniciativa.

A Junta da União das Freguesias da Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes, vem agradecer à Sociedade de Água do Luso, pelo apoio que deu a este passeio, bem como a todos os seniores da freguesia que participaram, pois sem eles também não era possível a sua realização.

Conscientes da importância que este tipo de eventos tem junto da população desta faixa etária, e ainda o papel social que a Junta da União das Freguesias deve ter na comunidade local, fomos sensíveis a todas estas premissas, e proporcionámos mais esta 4.ª edição do passeio sénior +65.

E ainda bem que o fizemos, pois apesar do esforço para a sua organização, foi tudo manifestamente superado com o sucesso deste passeio. Isto porque os nossos idosos participaram com empenho e dedicação nesta iniciativa.

A todos eles, um obrigado.

 

Mealhada, 31 de Maio de 2017

Fernando da Silva Parreira