Foi de festa o clima que se viveu, no dia 25 de maio, no Dia do Município da Mealhada. Se por um lado, a autarquia conseguiu juntar algumas das personalidades do concelho, que têm feito percurso na área da saúde aos níveis nacional e internacional, por outro, também a Câmara escolheu o “Feriado da Ascensão” para que a Misericórdia da Mealhada e as seis Juntas de Freguesia assinassem um protocolo, que irá permitir, aos munícipes, rastreios gratuitos de prevenção em algumas doenças. A cerimónia foi presidida por Manuel Delgado, secretário de estado da Saúde.

Dividido em dois projetos – “O Coração é a Razão” e “Rastreios em Saúde” -, o protocolo assinado, na manhã desta quinta-feira, com os presidentes das Juntas de Freguesia do concelho da Mealhada, permite um apoio à Misericórdia por parte da Câmara no valor de quarenta e dois mil euros que prevalecerá por um ano. E ao todo, as seis Juntas de Freguesia também apoiam o projeto com oito mil euros.

O objetivo passa por dois pontos fulcrais: “reduzir o risco de desenvolvimento de doença aterosclerótica sintomática (cardiovascular e cerebrovascular) em indivíduos aparentemente saudáveis, mas com fatores de risco vascular” e ainda rastrear e detetar possíveis problemas “visuais e auditivos nas crianças”.

“Esta é a prova da tentativa permanente de aproximação às pessoas que o Governo tem. Só possível com o apoio e generosidade dos Municípios”, começou por dizer Manuel Delgado, enaltecendo o protocolo “de extrema importância para o futuro”. “Tratando bem os utentes e os munícipes, ganhamos todos”, continuou o secretário de estado da Saúde, garantindo que “o Município da Mealhada pode contar sempre com o apoio do Governo para ajudar esta população que bem merece!”.

Também Rui Marqueiro, presidente da Câmara da Mealhada, disse ser este “um protocolo de interesse público”, justificando, assim, o apoio monetário que a autarquia disponibiliza. “Estamos a servir os munícipes. Ninguém é obrigado depois a ser seguido no Hospital da Misericórdia da Mealhada. Estes rastreios servem como alerta e só por isso vale a pena”, afiançou ainda o edil.

Seguiram-se as “aguardadas” condecorações “aos ‘nossos’ melhores especialistas na área da saúde, que muito orgulham o Município e o país”, enalteceu Rui Marqueiro, acrescentando que “até pecam por tardias”. Um ato que foi também apoiado pelas Juntas da União de Freguesias de Mealhada, Ventosa do Bairro e Antes e de Barcouço.

As instituições medalhadas foram o Hospital Misericórdia da Mealhada e o Centro de Saúde. Já as personalidades galardoadas foram Maria Odete Isabel, que em 2010 recebeu um voto de louvor pela Ordem dos Farmacêuticos, pelas suas funções em Farmácia Hospitalar; Sandro Alves, natural da Mealhada e cientista, em França, que integra uma equipa internacional de investigadores que, recentemente, descobriu as potencialidades de uma proteína no tratamento da doença de Alzheimer; Ana Rute Neves, natural de Barcouço e investigadora/chefe, na área de materiais lácteos, numa empresa na Dinamarca; e Raul Santos, com raízes paternas em Barcouço e mentor de um projeto do foro sanguíneo / líder de uma equipa de investigação relacionada com células estaminais.

“A Mealhada é uma centralidade nacional e está sempre no mapa dos portugueses. Hoje fiquei também a saber que é um concelho com capacidade para ter estes ‘ricos filhos’”», elogiou ainda o representante do Governo.