A Romaria da Ascensão acontece entre o Luso e a Mata do Bussaco, desde os finais do século XIX, envolvendo todos os concelhos da região (Penacova, Cantanhede, Mortágua, Anadia, Oliveira do Bairro, etc.). “Depois de assistir à Missa das Flores, o povo seguia habitualmente, em rancho, a procissão das Ladainhas e bênção dos campos, até à Mata do Buçaco, enchendo a floresta de cor e cantigas. Após chegarem às Portas de Coimbra, as pessoas percorriam a romaria, bailavam e estendiam os seus farnéis”, explicou, ao «Bairrada Informação», António Gravato, presidente da Fundação Bussaco.

Hoje, quinta-feira, dia 25 de maio, feriado municipal, a tradição será mantida. “Dentro da Mata Nacional do Bussaco, que estará de portas abertas a todas as pessoas (as entradas são gratuitas), haverá um conjunto de artesãos e produtores locais a comercializar os mais diversos produtos regionais (a partir das 10 horas)», acrescentou ainda, garantindo que “as famílias farão os seus piqueniques um pouco por toda a floresta”.

Nas Portas de Coimbra haverá um espetáculo folclórico/etnográfico, com início às 15 horas, e na zona do Obelisco haverá uma feira.

 

Imagem: Facebook da “Mata Nacional do Bussaco”