O Concurso para Jovens Cientistas é desenvolvido, em Portugal, pela Fundação da Juventude desde 1992, tendo por objetivos promover os ideais da cooperação e do intercâmbio entre jovens cientistas e estimular o aparecimento de jovens talentos nas áreas da Ciência, Tecnologia, Investigação e Inovação.

De âmbito nacional, este concurso pretende incentivar a realização de projetos científicos inovadores nas escolas.

Esta edição é organizada pela Fundação da Juventude em colaboração com a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Científica e Tecnológica.

Neste sentido, os alunos do segundo ano do curso de Técnico de Desenho de Construções Mecânicas – Moldes, da Escola Profissional de Anadia, deram início ao Projeto Bicicleta, em parceria com a empresa ÓRBITA, articulando todos os conteúdos programáticos das disciplinas de Desenho de Moldes, Desenho Técnico e Tecnologias e Processos, propondo-se a criatividade e inovação, adquirindo as competências ao nível da modelação em superfícies complexas, assemblagem e materiais.

O projeto “Four Bike” do aluno Fábio Santos, da turma 2DCM, foi selecionado, entBicicletare cem, para integrar a décima primeira Mostra Nacional de Ciência no Porto, de 1 a 3 de junho de 2017, no Centro de Congressos da Alfândega. “A ‘fourbike’ tem como objetivo criar uma bicicleta – veículo de transporte – para pessoas de mobilidade reduzida”, lê-se na imagem (publicada aqui).

Segundo o aluno, este projeto deve-se “à crescente utilização da bicicleta como meio de transporte nas cidades, criando novos paradigmas de funcionalidade”. “Os modelos tradicionais já não dão resposta às necessidades que nos confrontam e neste sentido a procura de soluções tem sido alvo de discussão. Como poderemos nós, ‘o futuro de amanhã’, idealizar um meio de transporte articulando todas as exigências ambientais, funcionais e estéticas dos dias hoje?”, questiona, o jovem, retoricamente.

 

Fonte: Escola Profissional de Anadia

Imagem: tylubeatz (pixabay.com)