O “1.º Congresso Empresarial da Bairrada” realizar-se-á a 2 de junho, no Cineteatro de Anadia, e será “uma reunião de trabalho” subordinada ao tema “A Bairrada como potencial económico: Uma marca e uma região que se desafia a si própria”. A apresentação oficial do evento aconteceu na manhã de 9 de maio, na Delegação em Anadia da Associação Comercial e Industrial da Bairrada, entidade que organiza o “encontro” em parceria com a Câmara Municipal.

“Este congresso materializa um dos objetivos da nossa associação”, começou por dizer Rui Reste, vice presidente da direção da ACIB, acrescentando que será “uma reunião de trabalho com empresários e potenciais investidores na Bairrada”. “Será o sítio certo para se ‘discutir’ os problemas e desafios das empresas nos vários municípios da Bairrada”, acrescentou o dirigente, enaltecendo “o crescimento económico e social que o congresso pode vir a trazer à região”.

Sobre o local que acolhe o evento, o dirigente garante: “Anadia fica entre Aveiro e Coimbra e tem sido fundamental na divulgação dos produtos e da região. Parece-nos o local ideal para isto acontecer”.

E muitos serão os temas abordados no congresso: no painel “Bairrada o que somos e o que produzimos hoje” será desenvolvido o tema “A relevância de todos os setores na alavancagem da competitividade da Região” e estão já confirmados Alexandre Almeida do Palace Hotel do Bussaco e Curia Palace Hotel; Carlos Campolargo do Campolargo Vinhos; Patrícia Figueiredo do Greenclon; Paulo Rodrigues do Miralago, SA; Mário Pedro Rolo da Recer – Indústria de Revestimentos Cerâmicos, SA; e Carlos Reste da Reste & Ramos, Lda. (Lojas Tuttipromo).

No segundo painel “Bairrada – Perspectivas futuras para uma Região mais Competitiva”, Carlos Coelho desenvolverá o tema “O valor da Marca como fator potenciador de competitividade” e “As novas realidades empresariais e a sua visão sobre o Futuro da Bairrada” serão “debatidas” por Maria João Veiga Gomes da Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal; Pedro Machado do Turismo do Centro; e  Pedro Soares da Comissão Vitivinícola da Bairrada. O painel de debates termina com o convidado Carlos Costa, que falará sobre “O Futuro da Bairrada numa perspectiva Integradora”.

“Os temas são abrangentes e temos bons painéis para refletirmos sobre o que a Bairrada tem para oferecer atualmente e o que podemos projetar para o futuro”, declarou Teresa Cardoso, presidente da Câmara de Anadia, acrescentando que “esta envolvência entre todos os Municípios – Águeda, Anadia, Aveiro, Cantanhede, Coimbra, Mealhada, Oliveira do Bairro e Vagos – conseguirá afirmar, com certeza, a Bairrada, que é muito mais do que uma marca”.

Rui Reste disse ainda que, no final do congresso, será feito “um balanço com os resultados deste dia de trabalho” e que isto servirá também “como guia de orientação para a região”.

As inscrições podem ser efectuadas através do site www.acib.pt, sendo abertas ao público em geral, mas tendo como principais destinatários empresários da região da Bairrada, jovens empreendedores, entidades de caráter público ou privado, responsáveis pelos vectores de aceleração da região e potenciais investidores na região, nacionais e internacionais.

Para mais informações e/ou inscrições, os interessados podem ainda contactar o número de telefone 234 730 320 e/ou via o correio electrónico acib@acib.pt.