Um grupo, com vinte e nove anos de existência, e constituído por trezentos e oitenta peregrinos e oitenta e dois colaboradores provenientes de Amarante e arredores “pernoitaram”, até à madrugada do dia 8 de maio, no Pavilhão de Desportos de Anadia, um apoio que a Câmara Municipal proporciona desde o ano passado. No local foi instalada toda a logística de campanha e apoio que a organização trouxe. Para Teresa Cardoso, presidente da autarquia anadiense, “esta é uma aposta no turismo religioso” e os peregrinos compararam o “novo” espaço a “um hotel de cinco estrelas”.Adérito Cruz - Câmara Anadia

Para a autarca os Caminhos de Fátima (uma confluência de vários municípios), em termos práticos, “não tiveram avanço” e, por isso, nos limites geográficos do concelho de Anadia a autarquia procedeu à limpeza de passeios e bermas, “um trabalho que não foi feito pelas Infraestruturas Portugal”.

Teresa Cardoso considera, contudo, ser esta a altura para se fazer uma “aposta no incremento do turismo religioso e catapultar outras peregrinações”. “Vêm-se cada vez mais peregrinos estrangeiros a deslocarem-se de sul para norte em direção a Santiago de Compostela”, enfatizou.

 

Fotografias de Adérito Cruz, da Câmara Municipal de Anadia