A sonda Rosetta e as suas aventuras pelo espaço foram tema para as animadas sessões de divulgação científica que, no final do mês de abril, tiveram como destinatários os alunos das escolas do primeiro Ciclo do Ensino Básico (CEB) da rede pública do concelho de Anadia.

A iniciativa, promovida pela Câmara Municipal de Anadia em parceria com a Associação da Física da Universidade de Aveiro (FISUA), visou apoiar o programa curricular da disciplina de Estudo do Meio dos terceiro e quarto anos do 1º CEB, bem como sensibilizar os alunos para assuntos relacionados com as ciências do espaço.

Na sua visita às escolas, e em contexto sala de aula, a equipa da FISUA contou a história da viagem que a sonda Rosetta, lançada em 2004, realizou até alcançar o cometa Churyumov-Gerasimenko, onde, após cuidada análise, lançou o módulo de aterragem Philae. Esta missão, da responsabilidade da Agência Espacial Europeia, permitiu a realização da primeira aterragem cósmica na superfície de um cometa. Posteriormente, a sonda seguiu o Churyumov-Gerasimenko pelo espaço durante dois anos e terminou a sua missão em setembro de 2016.

 

Fonte: Município de Anadia