João Louceiro e Isabel Lemos são os candidatos às presidências da Assembleia e Câmara Municipal da Mealhada, respetivamente, pela Coligação Democrática Unitária, invertendo, assim, os cargos nas eleições autárquicas que decorreram em 2013. A divulgação foi feita ao final da tarde de 2 de maio e, aos jornalistas, os candidatos garantem que pretendem com as eleições de 1 de outubro “reforçar a CDU”.

“Todos os que acompanharam as intervenções da CDU na Assembleia Municipal da Mealhada sabem que tudo foi feito para dignificar aquele órgão”, começou por dizer João Louceiro, garantindo que “foram a única força política a questionar as más feituras do Governo; a suscitar reflexões de carácter político; a única, por exemplo, a opor-se à municipalização da educação, que levou às transferências de competências; e a única a estar contra esta forma de trabalho do Governo que pretende ‘atirar’ para as autarquias um conjunto de outras responsabilidades”.

“É muito importante que a CDU tenha uma participação reforçada nas próximas eleições”, apelou o candidato à presidência da Assembleia Municipal da Mealhada, assumindo que “não há linha de separação entre as opções do concelho e do país”. “As coisas andam ligadas e, ainda que ali e aqui se possa fazer diferente, a base desta candidatura prende-se com ‘Trabalho, Honestidade e Competência’”.

Isabel Lemos referiu ser esta “uma candidatura distinta de todas as outras pela sua participação democrática e contacto com a população”. “Queremos, no final, que a vida dos munícipes da Mealhada saia melhorada e a CDU seja reforçada. Vamos lutar pela defesa dos interesses das populações”, disse ainda a candidata à Câmara pela CDU, remetendo para “mais tarde” a divulgação dos candidatos às seis Juntas de Freguesia.

Presente na apresentação de 2 de maio esteve Mafalda Guerreiro, do Comité Central do Partido Comunista Português, que disse estar a ser preparada “uma ronda pelas colectividades e associações do concelho”. “A partir das necessidades dos munícipes vamos elaborar o nosso programa”, enfatizou.

João Manuel Lima Louceiro é licenciado em Biologia, reside na Pampilhosa e é professor no Agrupamento de Escolas da Mealhada. É dirigente no Sindicato dos Professores da Região Centro; membro do Secretariado Nacional da Federação Nacional dos Professores (FENPROF); integra o Conselho Nacional da Confederação Geral dos Trabalhadores Portugueses – Intersindical Nacional; e a direção da União dos Sindicatos de Coimbra.

Maria Isabel Lemos licenciou-se na Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra, reside na Antes e é aposentada da área do ensino há cerca de quatro anos. Atualmente, é representante do Sindicatos dos Professores da Região Centro e da USC na Inter-reformados na CGTP-IN; representante da Inter-reformados da CGTP na Federação Europeia dos Reformados e Pessoas Idosas; integra o conselho executivo da Confederação Europeia de Sindicatos; é deputada na Assembleia Municipal da Mealhada desde 2013; e é ainda membro da direção da Organização Regional de Aveiro do PCP.