A aposta da Câmara de Anadia na economia concelhia é uma área prioritária, que nos levou a criar o plano que define a Estratégia Municipal de Promoção do Empreendedorismo, do Investimento e Criação de Empresas  – INVESTemANADIA, centrado em cinco eixos, que passam por estimular dinâmicas no sentido de um território mais atractivo e reforçar a capacidade de atracção e qualificação de jovens empreendedores; favorecer a preservação, a qualificação e o desenvolvimento da cultura industrial existente no concelho; criar condições de estímulo para empresas já instaladas; garantir a maximização da ocupação dos parques empresariais e fomentar o investimento estrangeiro; e valorizar o potencial humano e de reforço de capacidade de gestão.

A autarquia percebeu cedo a importâncias das áreas industriais – Amoreira da Gândara, Paraimo (Sangalhos) e Vilarinho do Bairro – e dos parques empresariais, devidamente infra-estruturados e com parcelas de dimensão generosas, que possibilitam aos investidores a sua eventual escolha e a fixação a preços competitivos, e, também, a expansão dos que já aí estão instalados. E é, agora, imprescindível que o Município de Anadia aumente os seus parques ou venha a criar outros, facilitando, assim, a captação de novos investidores e, por conseguinte, a  criação de novas empresas.

Por outro lado, o desenvolvimento económico do concelho depende também de um conjunto de fatores e de recursos que importa aprofundar, e que, no caso de Anadia, são as termas e a produção vitivinícola. O comércio, a indústria e o turismo são expoentes máximos no desenvolvimento e no crescimento sustentado do concelho, para o qual queremos também trazer novos empreendedores, apoiando, sobretudo, os mais jovens.

Neste domínio, o “Invest em Anadia” permite conceder benefícios fiscais e de taxas, apoios financeiros e colaboração no levantamento dos espaços disponíveis para implementação do projeto. Definimos, ainda, a Via Verde do Empresário, a fim de facilitarmos a sua instalação e reduzirmos os prazos da resposta aos pedidos de licenciamento.

 

Teresa Cardoso

Presidente da Câmara Municipal de Anadia