A hipertensão pulmonar (HP) é uma doença rara, de difícil diagnóstico, que afeta os pulmões e o coração.

Ela é rapidamente incapacitante e mortal na ausência de tratamento.

Entende-se por hipertensão pulmonar o aumento da pressão com que o sangue circula nos vasos pulmonares.

Esta doença pode ser secundaria a outras doenças como como doenças do coração, doenças primárias do sistema respiratório, doenças do fígado, embolias pulmonares, algumas formas de doenças do tecido conjuntivo, infecção por HIV, entre outras.

Numa pequena percentagem não se consegue identificar uma causa específica .

SINTOMAS DA HIPERTENSÃO PULMONAR

Os sintomas da Hipertensão Pulmonar não são específicos,  são comuns a  muitas outras doenças .acabado por ser vagos. Os sintomas comuns, traduzem uma baixa tolerância ao esforço, como:

“falta de ar”

cansaço fácil

palpitações

tonturas

O IMPACTO DA HIPERTENSÃO PULMONAR NA VIDA DOS DOENTES

A doença tem um grande impacto na vida das pessoas. “A HAP mudou a minha vida de avesso. De uma pessoa ocupada e independente passei a uma pessoa limitada. Tomar um duche, vestir-me pode ser num dia mau, um enorme esforço! A maior parte das pessoas não compreende por que razão não posso fazer uma vida normal”.

Testemunho adaptado de um doente

“Sentia-me cansado, o mínimo exercício, subir uma encosta, correr para o autocarro, subir um lance escadas- deixava-me com falta de ar”.

 

Verifica-se assim que esta patologia conduz a uma redução progressiva da tolerância ao esforço, deterioração da qualidade de vida e redução da sobrevida. Os casos mais avançados evoluem para a insuficiência cardíaca. Na ausência de tratamento correto, a sobrevivência média após o diagnóstico pode ser inferior a alguns tipos de cancros.

A isto junta-se o impacto emocional e o fardo económico de uma doença que atinge frequentemente adultos jovens em idade laboral que se vêm impossibilitados de manter o seu emprego sendo muitas vezes forçados a uma reforma precoce.

QUEM É AFETADO PELA HP?

A hipertensão pulmonar pode surgir em qualquer idade e afecta ambos os sexos, no entanto a hipertensão pulmonar afecta mais frequentemente o sexo feminino, na segunda e terceira décadas da vida.

 AS OPÇÕES DE TRATAMENTO

Quanto mais cedo for feito o diagnóstico, mais cedo será iniciado o tratamento e portanto melhores serão os resultados.

Existem atualmente vários medicamentos específicos para a hipertensão pulmonar. Alguns necessitam de técnicas especiais de administração, por via inalatória, subcutânea ou endovenosa.

Apesar das armas terapêuticas disponíveis, alguns doentes não respondem favoravelmente, restando como última opção o transplante pulmonar. Este está indicado apenas para os casos mais graves e uma vez esgotadas todas as outras hipóteses de tratamento.

Com um tratamento precoce e corretamente orientado é hoje possível aumentar a qualidade de vida dos doentes, controlar os sintomas de baixa tolerância ao esforço e permitir uma vida ativa a nível social, familiar e laboral. Para muitos doentes é possível prolongar a sobrevida.

O tratamento da hipertensão pulmonar é dispendioso. Os medicamentos específicos só podem ser fornecidos pelas farmácias hospitalares. Uma percentagem importante de doentes precisa de estar medicada com mais de dois fármacos.

Apesar dos avanços terapêuticos observados nos últimos anos, a hipertensão pulmonar continua a ser uma doença incurável e altamente invalidante.

Para se obter os melhores resultados e conseguir uma boa gestão de recursos, recomenda-se que os doentes com hipertensão pulmonar sejam avaliados e tratados em centros diferenciados e vocacionados para esta patologia.

 

Texto de Maria João Saraiva, Associação Portuguesa de Hipertensão Pulmonar

Fotrografia do Facebook da EPVL